Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Florada das Cerejeiras em Todo o Mundo

7 de abril de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que existam em muitos lugares no mundo floradas de cerejeiras, como em São Paulo, em Washington e outras grandes cidades, como noticiou o Estadão, existem algumas diferenças fundamentais em sua variedade.

clip_image002

Florada de cerejeiras em Tóquio com um casal de japoneses levando seu filho pela primeira vez para a escola

As cerejeiras predominantes no Japão são as variedades com floradas rápidas, pois as flores são frágeis e em poucos dias os ventos provocam a queda das pétalas. Para os japoneses, isto é uma lembrança de que as coisas boas são passageiras, transmitindo uma mensagem quase nostálgica e efêmera de uma das marcas culturais dos japoneses.

Muitas cerejeiras japonesas foram doadas para parques como de Washington ou São Paulo, mas nelas predominam as variedades de Okinawa, que são mais duradouras, de algumas semanas, mas ainda assim muito bonitas principalmente pelo seu conjunto. A coloração das flores é mais acentuada nestas variedades de Okinawa que são encontradas no exterior, enquanto as japonesas são de um rosa muito leve, quase brancas.

No Japão, quando ocorre a primeira florada em cada cidade, pois o calendário caminha do Sul, que é mais quente, para o Norte, o clima ainda costuma ser frio, promovendo-se uma verdadeira festa chamada hanami (ver as flores). Os mais jovens de escritórios vão cedo para estes parques onde existem muitas cerejeiras para reservarem espaços para os mais hierarquizados que chegam depois. Come-se e bebe-se até muitos ficarem embriagados.

clip_image004

A população japonesa promove um verdadeiro piquenique para o chamado hanami

As famílias também desde os mais idosos até as crianças usufruem do hanami apreciando as flores, igualmente se servindo de iguarias típicas como se fora um pic-nic. Existem os que dançam, outros cantam, muitos aplaudem. Mas tudo isto costuma ser fugaz, pois a vida continua com todas as suas dificuldades, mas intercalados por estes momentos de grande alegria.

Procura-se repetir algo parecido no Brasil, mas a época é diferente por se tratar de um local no hemisfério oposto. Mesmo com todas as diferenças, observa-se que a humanidade não pode viver somente dos momentos adversos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: