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Muitos Sucessos nos Empreendimentos com Alimentos

25 de abril de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

Um artigo de Min Jeong Lee, Hiroyuki Sekine e Toshiro Hasegawa, publicado no site da Bloombeg, relata um curioso caso de uma receita de um kushikatsu (carne no espeto), deixado por um pai à beira da morte, que era de preferência de Hiroe Tanaka, hoje com 46 anos. Depois de muitas voltas na sua vida, ela achou esta receita entre os papéis deixados pelo seu pai e inaugurou a empresa Kushikatsu Tanaka Co. Hoje com 146 estabelecimentos no Japão e uma no Havaí, a empresa está estimada num valor de US$ 82 milhões em lançamento de suas ações na Bolsa de Tóquio para pequenas empresas que subiu rapidamente. Planeja inaugurar mais 40 estabelecimentos neste ano.

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Kushikatsu (carne no espeto) é um alimento de rua, mas no caso das lojas de Tanaka conta com uma receita diferenciada deixada pelo seu pai. Foto do artigo no site da Bloomberg

Ela costumava apreciar este prato feito de carne frita num espeto e é consumido com um pouco de um molho especial que normalmente é usado em carnes. Seu pai se empenhou para conseguir a melhor receita para estes espetos, que incluem também alguns vegetais. Pela aparência, parece contar com um tipo de farinha de rosca e frito em alta temperatura, para ficar crocante e sem gordura. Como todas estas culinárias, o ponto é de fundamental importância e mesmo que concorrentes tentem copiá-la, as suas lojas ficam com muitos clientes à espera de serem atendidos. Os preços que ela pratica são os mais modestos possíveis para atender até os fregueses da periferia.

A cadeia de lojas começou em fins de 2008 e em menos de 10 anos chegou a esta situação, uma das mais rápidas do setor. No entanto, houve problemas até ela achar a receita deixada pelo pai. A primeira loja foi num bairro modesto de Tóquio, onde todos achavam que não era adequado. Mas logo os clientes se aglomeravam à sua porta, ainda que o local não tivesse grandes pretensões.

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Uma loja do Kushikatsu Tanaka em Tóquio em foto constante do artigo no site da Bloomberg, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Quando notou que uma concorrente instalou um estabelecimento em Shibuya, um dos bairros mais prestigiados de Tóquio, ela aceitou a ideia de conceder franquias da sua empresa, usando as mesmas receitas do seu pai para evitar cópias que não eram tão boas, que poderiam comprometer a imagem dos seus produtos.

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Forma correta de apreciar o kushikatsu, mergulhando o espeto num molho. Foto constante do artigo no site da Bloomberg

A parcela de capital que é da Hiroe Tanaka na empresa representa cerca de US$ 3 milhões e, apesar de sua rentabilidade, muito dos lucros gerados são reinvestidos, como acontece com muitas empresas japonesas, mesma as que possuem suas ações cotadas na bolsa. Também no Japão, mesmo no setor de alimentos, as iniciativas de pequenos empresários ousados acabam resultado em apreciáveis benefícios reconhecidos pela mídia internacional, mas estão baseados em empenhos que passaram do pai para filho.


2 Comentários para “Muitos Sucessos nos Empreendimentos com Alimentos”

  1. kal
    1  escreveu às 10:57 em 25 de abril de 2017:

    Kushiage ou Kushikatsu é uma delícia. Ainda bem que as melhores receitas não ficam na gaveta, como o da família empreendedora acima. O meu favorito é o restaurante Kushinobo situado em Roppongi Hills Bldg, na capital japonesa, onde a fritura envolta no panko (farinha de rosca japonesa) e os molhos variados, é uma explosão de sabor para nosso paladar, segredo do estabelecimento.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:25 em 25 de abril de 2017:

    Cara Kal,

    Acredito que no Japão pode se contar com uma ampla diversidade de produtos desta natureza. Eu pessoalmente aprecio muito o chamado oden que utiliza caldos que até contam com histórias de décadas. Mas, também em outros países, as chamadas comidas de rua apresentam alguns casos excepcionais. Evito muitas frituras que acabam incorporando gorduras saturadas, mas existem muitos produtos preparados no vapor em toda a Ásia, que também podem ser encontrados em poucos estabelecimentos no Brasil.

    Paulo Yokota


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