Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ainda o Problema da Redução da População de Atum

4 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Este site tem chamado atenção sobre o exagero da pesca do atum que estão comprometendo a sua população como no Pacífico.

clip_image002

Gráfico publicado no Yomiuri Shimbun

Como todos sabem, a demanda de atum no mundo continua crescendo de forma acelerada. Países como a China que não o consumiam passaram a adotar este hábito, que é considerado saudável, pois os peixes contêm menos colesterol considerado danoso para os seres humanos. Também a moda de consumo da culinária japonesa espalhou-se pelo resto do mundo com grande velocidade. Os dados do gráfico mostram que o estoque de atum no Pacífico está se reduzindo de forma preocupante.

Mesmo que a produção em fazendas de atum venha crescendo de forma substancial, ainda estão pescando nos oceanos estes peixes quando pequenos para o consumo normal. A cota de pesca acertada internacionalmente já foi excedida neste ano, ficando proibido para o resto do ano, regulamento que nem sempre é totalmente obedecido pelos pequenos pescadores.

As regulamentações precisam ficar mais rigorosas considerando crime tanto a sua pesca, comercialização ou consumo fora das cotas estabelecidas. O incremento de produções criadas de atum já estão com suas tecnologias comprovadas e os avelinos colhidos podem aumentar substancialmente a sua produção, mantendo praticamente a sua qualidade.

Estas dificuldades não se restrigem somente aos pescadores japoneses, mas devem ser rigorosos também nos outros países que atinjam o limite de população de atum nos oceanos, pois eles circulam pelo mundo durante a sua vida, com risco de sua extinção. Muitos dos avelinos são colhidos das ovas de atuns pescados, ainda que já existam tecnologias para a reprodução em cativeiro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: