Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Chinesa em Nova York

11 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Quem conhece um pouco da culinária chinesa sabe que os dim sums de Hong Kong, que podem ser confundidos com petiscos de entrada das refeições, são o que há de melhor na culinária chinesa. O premiado grupo do Tim Ho Wan (“adicione boa sorte” em mandarim) exige um pouco de paciência em Nova York, pois para somente conseguir uma mesa pode se estar sujeito a uma espera de três horas, inclusive no brunch que começa às 10h. (Foto dos clientes esperando ser atendidos na filial de Nova York, que é o 45º no mundo desta rede, principalmente no Pacífico, constante da matéria publicada no site da Folha de S.Paulo)

A matéria foi escrita por Marcelo Bernardes e publicada com muitos detalhes no site da Folha de S.Paulo. Lamentavelmente no Brasil é difícil apreciar uns dim sums aceitáveis e os melhores podem ser encontrados em Hong Kong e também em algumas localidades na Ásia. São normalmente preparados no vapor com recheios variados e os seus preços são modestos, uma porção de algumas unidades custa entre US$ 4,50 a 5,50, mas ninguém consegue ficar somente com poucos. O que se recomenda é que num pequeno grupo de clientes se encomende no mínimo uma dezena deles, para experimentar os diversos existentes nesta rede. Todos são preparados na hora.

clip_image004

A foto do prato principal da casa: bolinho assado de porco com molho, constante do artigo no site da Folha de S.Paulo

Os pedidos são feitos numa folha que apresenta as opções disponíveis. Muitos são de carne de porco ou camarões que estão na sua íntegra. Dois chefs já consagrados em Hong Kong pelos seus trabalhos em restaurantes famosos organizaram o primeiro estabelecimento desta rede em 2009 e pela qualidade dos seus dim sums conseguiram até estrela do Michelin, o que não é muito usual, tendo sido o mais barato nos seus preços entre os contemplados.

Este estabelecimento serve também alguns pratos, inclusive um tipo de sopa preparada com folhas de lótus, que resulta numa massa grudenta, como advertido pelo garçon. Também são preparados outros pratos que completam as refeições, inclusive algumas sobremesas diferenciadas pela sua criatividade.

Mas o forte da rede são os dim sums que são preparados no vapor e acabam sendo os mais leves, sendo os de minha preferência pessoal e que asseguram a fama da rede.

clip_image006

Muitos preparados com camarões contam com os mesmos integralmente, conforme foto constante do artigo da Folha de S.Paulo

Estes dim sums acabaram se tornando famosos também em outras regiões da China e. por consequência. quando suas filiais se espalham nas grandes metrópoles do mundo, como Tóquio, Londres, Cingapura e onde existem verdadeiros Chinatown. Mas poucos estabelecimentos acabam ficando famosos por estes tipos de entradas para refeições mais completas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: