Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diretrizes das Prioridades Japonesas para o Futuro

4 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Todos os países deveriam escolher as prioridades para o futuro como está fazendo o governo Shinzo Abe no Japão.

clip_image002

Prioridades do governo Shinzo Abe publicado no Yomiuri Shimbun

Um primeiro rascunho das prioridades do governo Shinzo Abe no Japão foi divulgado e está sendo reproduzido pelo Yomiuri Shimbun, ainda para serem detalhadas até junho próximo. Entre elas, a intensificação do uso da inteligência artificial na medicina e nas enfermagens visando a redução dos custos na saúde, permitindo também o uso dos recursos humanos estrangeiros para estas finalidades. O governo japonês vem adotando estas divulgações desde 2013, sendo esta a quinta compilação.

As diretrizes da saúde chegam até 2025, atendendo o que a demografia japonesa indica que são consequências do baby boom que ocorreu em torno de 1975, cujas consequências estão acontecendo agora. Quando os pacientes fazem suas visitas aos exames médicos, as informações são coletadas para as possibilidades das doenças que possam ocorrer nos próximos anos.

Os controles remotos da saúde também estão em andamento de forma que as informações sejam fornecidas para os médicos, possibilitando a redução de muitos custos de tratamento. Também o uso de robô está sendo intensificado na saúde, para suprir as necessidades de enfermagens.

Também estão sendo preparados os meios para que os veículos sejam dirigidos sem a ação dos motoristas e em mais de 10 lugares no país já estarão funcionando neste ano fiscal (começa em abril e vai até março do próximo ano), visando o uso pratico até 2020, com todas as providencias sendo tomadas antecipadamente.

Os combates à escassez de recursos humanos capacitados estão sendo atacados pelas ações governamentais, com o uso inclusive de estrangeiros para o treinamento indispensável para as atividades industriais e outros setores, com preocupações para a preservação do meio ambiente.

Os rascunhos cobrem, além dos setores de saúde, os usos dos serviços móveis, baseados na hipótese que as direções dos veículos automáticos se tornarão comuns, providenciando as mudanças nas escolas e universidades para o preparo adequado dos recursos humanos indispensáveis para estas tarefas.

Evidentemente, o Japão é um arquipélago com uma população relativamente homogênea e em redução, mas percebe-se que algo semelhante também deve ser adotado em países emergentes, pois a escassez pode ser outra, mas precisa ser preparado com a antecedência necessária.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: