Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lamentáveis Subestimações das Dificuldades

25 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Os espaços em Brasília são imensos, mas nunca se pode subestimar quando os sucessivos acontecimentos recentes contra o governo Michel Temer em todo o País estão acumulando tensões que não mostram tendências de ser acomodados.

clip_image002

Planta da Esplanada dos Ministérios constante do artigo publicado no Estadão, cuja íntegra deve ser lido

Os equívocos do governo aumentam as insatisfações e até partidários do governo não se mostram solidários, havendo sempre os que dão prioridade a sua sobrevida política, pessoal e eleitoral. Neste quadro, há que se providenciar forças policiais até em excesso para as eventualidades de atos de vandalismo que não podem ser subestimadas em sua evolução.

clip_image004

Foto constante do artigo publicado no Estadão que deve ser lido na íntegra

As Forças Armadas não foram preparadas para ações policiais. Mas como a Polícia Militar do Distrito Federal e nem a Força Nacional de Segurança não contava com contingentes suficientes para fazer frente às demonstrações programadas para Brasília, que sempre acabam sendo aproveitadas por baderneiros, não restou ao governo senão mobilizar as Forças Armadas para conter as depredações que atingiram 10 ministérios, provocando no mínimo 49 feridos. As imagens dos confrontos devem circular não só no Brasil como no mundo, acrescentando estragos que já vinham sendo registrados nos principais meios de comunicação social dos países relevantes.

É preciso entender que as tropas das Forças Armadas contam com muitos recrutas que tendem a reagir violentamente quando atacados, pois não possuem experiência profissional das polícias, que mesmo os membros da Polícia Militar do Distrito Federal não possuem de forma adequada. Aumentaram as críticas mesmo dentro dos diversos órgãos que fazem parte do governo atual, principalmente no Legislativo que acabou aprovando diversas medidas provisórias sem um exame detalhado dos seus conteúdos.

Tudo indica que o desgaste do presidente Michel Temer continua sendo intenso, mas os prazos para os diversos procedimentos, como os laudos das gravações feitas nos contatos com os representantes do frigorífico JBS e outras provas são demorados, podendo se prolongar por muitos meses, com prejuízos para a economia brasileira.

As coberturas feitas pelos jornalistas como Julia Lindner e Liana Costa publicadas no Estadão são veementes, como também os de Daniel Carvalho, Laís Alegretti, Talita Fernandes e Ranier Bragon, publicados na Folha de S.Paulo, para mencionar os mais expressivos. Como sempre existem diferentes ângulos para ser examinados, para se conseguir um quadro mais completo e isento acaba sendo necessário a leitura de muitos deles.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: