Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mata Atlântica Restaurada

31 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageUm artigo da BBC Brasil reproduzido no site da UOL informa sobre o sonho de Antonio Vicente, que mantém uma gleba de 183 mil hectares em São Francisco Xavier, próximo a São José dos Campos, no Estado de São Paulo, com a restauração de Mata Atlântica.

Foto de Antonio Vicente, 84 anos, constante da matéria na BBC Brasil

Um artigo publicado na BBC Brasil pelo jornalista Gibby Zobel informa sobre o sonho de Antonio Vicente que, começando em 1973 com 30 hectares, hoje tem 183 mil hectares preservados com a Mata Atlântica restaurada, que tinha somente uma fonte de água e hoje tem 20 delas. Enquanto muitos derrubavam as árvores para transformar em áreas de cultura, ele foi plantando árvores, muitas frutíferas, que restabeleceram uma floresta onde os animais voltaram como existiam na origem desta área. Hoje, lá existem tucanos, todo tipo de aves, pacas, esquilos, lagartos, gambás, javalis. Até uma onça pequena e uma jaguatirica que come todas as suas galinhas.

Ele informou ao repórter que muitos os consideravam louco, pois levariam décadas para estas arvores proporcionarem frutos, mas a sua argumentação é que os frutos que hoje ele consome são originários de árvores plantadas por outros e os que ele continua plantando alimentarão outros no futuro.

Quando criança, ele viu as derrubadas das florestas, até para a produção de carvão vegetal e formação de pastos. Sem as matas, as águas que lá brotavam foram se esgotando, ela que é fundamental para a vida.

Antonio Vicente que hoje tem 84 anos foi criado numa família numerosa de agricultores, chegou a trabalhar como ferreiro na cidade, mas voltou para a floresta depois de vender o seu negócio. Ele viveu precariamente na floresta que estava criando, sempre se alimentando dos frutos que obtinha e hoje conta com uma floresta de aproximadamente 50 mil árvores.

image

A primeira árvore que Antonio Vicente plantou foi uma castanheira em foto publicada no artigo da BBC Brasil

Todos sabem que a Mata Atlântica que foi exuberante no passado cobria 69% do Estado de São Paulo, estando hoje reduzido a 14%, com o desmatamento continuando. Esforços desta natureza fazem com que haja oportunidade para ver o que existia na região.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: