Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mercado de Produtos Orgânicos nos EUA e seus Fornecedores

15 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

imageO mercado de produtos orgânicos vem crescendo em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, proporcionando grandes rentabilidades, mas muitas irregularidades são cometidas. O The Washington Post vem dedicando-se ao jornalismo investigativo, despendendo jornalistas e tempo para cuidadosas investigações sobre o assunto.

Gengibre chinês, ainda que produzido organicamente, são lavados com água contendo pesticidas que podem ser detectados quando importados pelos Estados Unidos. Foto do artigo no The Washington Post

O jornalista Peter Whoriskey vem fazendo um persistente jornalismo investigativo que pode demandar muito tempo e seus artigos estão sendo publicados pelo The Washington Post. Como o mercado de produtos orgânicos vem crescendo rapidamente em todo o mundo, notadamente nos Estados Unidos, e seus preços são elevados com relação aos normais, sempre aparecem os que tentam tirar um proveito com as deficiências das fiscalizações para receber o selo de “USDA – Organics”.

Este site já se referiu ao trabalho do jornalista relacionado ao leite e seus derivados que nos Estados Unidos não se consegue uma fiscalização eficiente. Agora, ele trata de milho e soja importados da Turquia e da Ucrânia que deveriam ser orgânicos, mas não o são. Passam a ser considerados orgânicos durante o processo que vem daqueles países até chegar às mãos dos norte-americanos, servindo como rações para aves e gados, cujas carnes, para serem orgânicas, deveriam consumir rações orgânicas.

O artigo relata em detalhes como as documentações são transformadas no processo de importação e ainda que os resíduos de fertilizantes e defensivos químicos utilizados possam ser detectados, as fiscalizações não são eficientes mesmo nos Estados Unidos para coibir estas irregularidades.

image

Um local que recebe cereal, como soja e milho, que deveria ser orgânico, mas que é rapidamente transferido para os locais de produção das rações, sem que as fiscalizações tenham sido eficientes. Foto publicada no artigo do The Washington Post

Outro produto que mereceu a atenção do jornalista foi o gengibre importado da China, que mesmo plantado organicamente, quando de sua lavagem para a exportação para os Estados Unidos usa-se água com pesticidas, cujos resíduos também foram detectados.

Lendo a descrição de todo o processo de fiscalização e as alegações das autoridades norte-americanas, notam-se defeitos semelhantes ao que foram constatados no Brasil no que se refere às carnes nos frigoríficos, sugerindo que estas deficiências não estão localizadas em alguns lugares, mas parecem estar generalizadas em muitos países, lamentavelmente.

Parte destas fiscalizações está delegada ao setor privado, que também tem suas limitações. Isto sugere que os consumidores necessitam estar atentos com estes selos, havendo que se contar com organismos conscientes que estão cuidando da saúde humana. A ganância de alguns não pode colocar em risco os seres humanos.

Neste sentido, o que as autoridades japonesas estão alertando sobre os riscos de uso de alguns frutos do mar sem o devido cuidado como o cozimento ou o congelamento em determinadas condições parecem louváveis, ainda que as vítimas sejam em pequeno número, como está em outra matéria deste site. Tudo indica que estes produtos considerados orgânicos sejam somente possíveis em produções de limitadas escalas, pois com grandes montantes as fiscalizações como os cuidados acabam sendo prejudicadas, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: