Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Repercussões Internacionais dos Problemas Brasileiros

29 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Diante dos muitos problemas que o mundo está enfrentando no momento, a importância relativa das dificuldades brasileiras merece menores espaços. Ainda assim, alguns veículos de comunicação social como o The Economist e o site da Bloomberg permitem dar uma ideia do que se pensa dos fatos do Brasil do exterior.

 

Ilustração de Simon Abranowicz constante do artigo publicado no site da Bloomberg, sugerindo que o Brasil caminha para a direita

O site da Bloomberg publica um artigo de Tim Padgett mencionando que mesmo os Estados Unidos também tenham enfrentado diversos problemas de corrupção os do Brasil parecem se repetir sem que correções importantes ocorram no país. Assim, a equipe do governo Michel Temer vem repetindo o que já teria acontecido com Lula da Silva e Dilma Rousseff, estendo-se pelos que lhe faziam oposição como Aécio Neves e Eduardo Cunha, tendo já ocorrido com Fernando Collor e o mensalão.

Também ocorreriam em menor escala em outros níveis da administração pública que vão aos Estados e Municípios, como se tratasse de um problema generalizado. Não há indicação que estes problemas tenham modificado a situação brasileira que, segundo o autor, vem desde a época do Brasil colonial, quando favores foram dados para os que perfilavam com os interesses dos governantes.

O autor menciona que este mal na América Latina parecem mais maligno no Brasil, podendo mencionar três tipos de características. A primeira seria uma relação incestuosa entre atividades empresariais e um governo administrado por um conjunto caótico de partidos políticos. Tanto o caso da Odebrecht, Olimpíadas como JBS teriam estes traços comuns.

O segundo seria a desigualdade que perdura no Brasil, onde um por cento da população ainda detém quase metade do PIB nacional, o que vem se mantendo deste a época da monarquia. E finalmente seria uma burocracia pública inchada onde os funcionários públicos gozam de privilégios discrepantes dos empregados no setor privado. Apesar das muitas correções que já provocaram melhoras, ainda poderia se despender muitos anos para que todos entrassem nos eixos esperados.

O The Economist publicou três artigos sobre a situação incômoda em que se encontra o presidente Michel Temer, historiando tudo que já vem sendo publicado pela imprensa no Brasil, notadamente com o agravamento de sua situação em função das divulgações das delações efetuadas por Joesley Batista, controlador do grupo JBS.

clip_image004

Ilustração constante do The Economist

Como este grupo atua internacionalmente, com uma base importante nos Estados Unidos, as repercussões provocadas pelos artigos possuem um alcance mais amplo do que os divulgados no Brasil, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: