Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Retorno dos Netos Para as Terras de Origem da Família

29 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Depois que seus pais foram morar nos grandes centros urbanos, alguns netos estão procurando vidas mais tranquilas e voltam para as áreas de origem de suas famílias, onde podem encontrar um apoio, além de ajudar seus avós idosos.

Foto de um neto que voltou a morar na região de origem da sua família, conversando com seus idosos avós, publicada no artigo do The Japan News

Um artigo escrito por Tomonori Takenouchi e publicado no The Japan News informa que alguns jovens, cujos pais foram morar nos grandes centros urbanos, estão retornando para as regiões de origem de suas famílias, onde podem viver mais tranquilos sem a agitação e os problemas das grandes cidades. Encontram o apoio dos seus conhecidos bem como podem ajudar os seus avós.

Apesar de muitos desejarem levar uma vida menos agitada, temem não ter facilidades para voltar ao interior. Na medida em que tenham conhecidos que os reconhecem como netos destas famílias, acaba ganhando o suporte social necessário, além de alguns ajudarem os seus avós, que lhes proporcionam convivências com vantagens recíprocas.

Estes jovens informam que não precisam tomar o metrô ou efetuar horas extras nos seus trabalhos, podendo levar uma vida menos estressante, no que devem ter até ajuda da internet para trabalhar a distância. Alguns até conseguem convivência com outros jovens.

clip_image004

Jovem que retornou para o interior toma o seu café na cidade onde sua família vivi. Foto constante do The Japan News

Este fenômeno ganhou o nome de “retorno dos netos” no Japão, dado que o número ainda é baixo, mas está se constatando em diversos lugares. Muitos acabam ficando satisfeitos por serem reconhecidos como neto de fulano. Também os avós se consideram gratificados por poder receber a volta do neto que acaba os ajudando em algumas tarefas mais pesadas.

Alguns até conseguem se acomodar nos imóveis da família, que são confortáveis, pois acomodavam muitos que migraram para os grandes centros urbanos. Até existe uma organização sem fins lucrativos com o nome de Furusato Kaiki Shien Center (centro de relocalização nas cidades natais). O fenômeno se acelerou depois dos grandes terremotos ocorridos no Japão.

Evidentemente, este fenômeno também contribui para ativar algumas regiões que estão passando por isolamentos e redução de suas atividades econômicas. Alguns até começam a promover atividades agrícolas com tecnologias mais modernas, como o uso de vinil house e informática, produzindo produtos saudáveis e de alto valor.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: