Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ajudem a Agropecuária a Criar Emprego Para os Brasileiros

22 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Todos nós podemos ter os nossos vieses. Mas os dados abaixo mostram com grande clareza que um dos maiores problemas do Brasil, que é a criação dos empregos, vem recebendo a ajuda relevante do setor agropecuário, contribuindo também para a redução da inflação. Não se compreende por que o atual governo vem reduzindo as condições para ele continuar desempenhando este papel de sustentar a economia brasileira.

clip_image002

Dados da criação de emprego por setores da economia brasileira, constante do artigo no Valor Econômico, que deve ser lido na íntegra

Os dados acima fornecem as informações de todos os setores da economia brasileira nos últimos anos e o que ocorreu em maio de 2017, constando do artigo de Camilla Veras e Cristiane Bonfanti e publicado no Valor Econômico. Outros dados do artigo de Maeli Prado publicado na Folha de S.Paulo mencionam os que mostram a criação do emprego de janeiro a maio deste ano, que estão abaixo.

clip_image004

Gráfico do emprego total constante do artigo na Folha de S.Paulo

Mesmo com ligeiras flutuações, as tendências são claras. A agropecuária vem dando sua forte contribuição. Com a atual política cambial, o governo está reduzindo o retorno deste setor, mesmo neste pico de safra, elevando também o custo relativo do crédito rural, com o intuito de salvar o setor financeiro que arca com grandes prejuízos decorrentes de suas más aplicações no setor petrolífero e projetos mal selecionados. Os bancos estão obtendo grandes ganhos com os fortes fluxos financeiros, muitos deles meramente especulativos, com garantias de eliminação de muitos riscos de câmbio.

Com o câmbio extremamente valorizado, além de baixar a inflação com o sacrifício do setor agropecuário, também retira a sua possibilidade de enfrentar os respeitáveis concorrentes internacionais, como os produtores dos Estados Unidos, na próxima safra. Este site vem insistindo que estamos matando as galinhas dos ovos de ouro, com uma visão de curto prazo, procurando também destacar que o atual governo está fazendo uma boa administração econômica, o que parece relativo.

clip_image006

Emprego por setor, de janeiro a maio de 2017, gráfico constante do artigo na Folha de S.Paulo, que deve ser lido na íntegra

É preciso que a população tenha as informações mais corretas possível e ela é capaz de discernir os que nas suas análises tenham uma visão um pouco mais longa do que a ponta dos seus narizes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: