Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aspectos Pouco Conhecidos de Belarmino Iglesias

5 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

imageA vida costuma dar muitas voltas e circunstâncias estranhas me levaram a iniciar os contactos pessoais com Belarmino Iglesias ainda no início dos anos 1960, há mais de 50 anos.

Belarmino Iglesias, que ficou famoso como dono do restaurante Rubaiyat, recentemente falecido

Eu tinha iniciado minha carreira de economista na CIBPU – Comissão Internacional da Bacia Paraná-Uruguai e estávamos promovendo um seminário sobre desenvolvimento regional recebendo, entre outros, um especialista vindo da Espanha. Fui convidado para um jantar na residência de Belarmino Iglesias, próximo ao Parque Ibiapuera, junto com este economista espanhol. Lá chegando, fiquei surpreso, pois havia um grupo de espanhóis que nada mais faziam do que conspirar contra o ditador Francisco Franco, detentor do poder na Espanha de então.

Fiquei conhecendo as atividades de Belarmino Iglesias que promovia a melhoria da pecuária no Brasil criando o famoso Nelore, ainda eram pouco conhecido, juntando a resistência dos zebuínos com nas condições brasileira, produzindo uma carne saborosa com relativamente pouca gordura, firme, mas saborosa porque o gado caminhava pelos pastos da gramínea baquearia, principalmente.

O restaurante Rubaiyat de sua propriedade que começou na famosa Rua Vieira de Carvalho, entre o Largo do Arouche e a Praça da República, servindo esta deliciosa carne, com a qual se tornou famoso para consolidar uma respeitável rede internacional. Tive a oportunidade de apreciar esta carne em diversos de seus estabelecimentos, reconhecendo que ela era mais saborosa do que as de origem europeias, mais macias, mas menos saborosas, até porque muitos bois criados em estábulos. Mesmo as carnes japonesas hoje famosas, como a wagyu, acabam exageradamente gordurosas, podendo ser consumidas em pequenas quantidades nos shabu-shabu ou no sukiyaki, mas inconvenientes para filés ou churrascos.

Como brasileiro, agora mais idoso, o meu consumo de carne vem se reduzindo, principalmente a malpassada, suculenta, mas atribuo parte desta minha preferência ao excelente trabalho de Belarmino Iglesias, que começou modestamente servindo carnes e teve a capacidade de criar um verdadeiro império, mas que tinha a capacidade de pensar também na liberdade humana.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: