Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exemplo dos Japoneses Com Relação à Obesidade

22 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Muitos artigos estão sendo escritos sobre as preocupações com o aumento da obesidade em todo o mundo. Ainda que o problema também esteja aumentando no Japão, seus dados são melhores em comparação a muitos outros países.

clip_image002

Gráfico publicado no artigo do blog Nexo

O artigo elaborado por José Orenstein e publicado no Blog Nexo menciona diversos estudos efetuados, como o constante na revista científica The New England Journal of Medicine informando que em 2015 havia 2,2 bilhões de pessoas no mundo, adultas e crianças acima do peso. Destes, 605 milhões de adultos e 110 milhões de crianças são obesas.

São considerados como estando com sobrepeso os que pelo IMC – Índice de Massa Corporal determinado a partir do peso em quilos dividido pelo quadrado da altura em metros e que seja igual ao superior a 25 kg/m². Os obesos seriam os que superam 30 kg/m², segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde. Hoje, isto é considerado um problema de saúde pública no mundo.

É sabido que estes problemas aumentam o número de doenças graves, sendo as principais as cardiovasculares, principal causa de morte nos últimos 15 anos; diabetes, a sexta causa de morte; problemas musculares/ósseos e até alguns tipos de câncer.

Informa-se que os japoneses apresentam melhores dados por causa do tipo de alimentação balanceada e com ingredientes frescos, incluindo vegetais, frutas e peixes, respeitando a sazonalidade dos produtos disponíveis. Também utilizam muitos caldos decorrentes de peixes e algas marinhas, com caloria zero. Eles preservam o costume de andar, onde os adultos, em média, caminham 8 quilômetros por dia, quando os norte-americanos caminham a metade, processo que começa com as crianças que vão as escolas andando. Também existem preocupações com as alimentações das crianças nas escolas, ainda que estejam aumentando os consumos do fast food.

Também está se controlando a cintura dos adultos de 40 a 75 anos, pois nela se depositam as gorduras consideradas mais danosas, com os homens que têm mais de 94 cm e mulheres com 80 cm encaminhados para nutricionistas e reuniões para aconselhamento de alimentação saudável e exercícios.

Portanto, a obesidade exige cuidados que não se restringem à alimentação, mas também aos exercícios físicos, principalmente as caminhadas e não em academias. Até no Brasil, o consumo de fast food e de refrigerantes adocicados estão sendo objeto de cuidados, com seus fornecedores se preocupando em divulgar que estão procurando reduzir os componentes que contribuem para o aumento dos pesos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: