Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Hospital Mãe de Deus Inicia o Uso da Tecnologia Watson

8 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Um artigo elaborado por Fabiana Cambricoli e publicado no Estadão informa que o Hospital de Câncer Mãe de Deus, um dos melhores disponíveis no Brasil, começa a utilizar a tecnologia Watson da IBM para recomendar tratamentos para seus pacientes. Como se trata de um assunto médico, além da leitura completa do artigo, recomenda-se que em caso de dúvida os médicos sejam consultados sobre o assunto.

A tecnologia Watson da IBM começou a ser utilizada na medicina em 2011 e começa a ser aplicada no Hospital de Câncer Mãe de Deus de Porto Alegre

Este site vem informando que esta tecnologia vem sendo utilizada no exterior, primeiro com os funcionários da própria IBM e seus familiares e depois com os da rede Walmart, mas também pode ser aplicada em outros setores da atividade humana. Milhões de informações constantes dos papers científicos sobre doenças, bem como os tratamentos recomendados, estão armazenadas nos supercomputadores. Quando os dados de um novo paciente são compilados, eles são submetidos a esta tecnologia que sugere, como exemplo, o tipo de câncer que possivelmente este paciente tem, bem como os tratamentos recomendados. Vem se mostrando um instrumento poderoso, pois mesmo entre os pacientes de câncer existem muitas variedades.

Como estas informações estão na casa dos milhões, esta tecnologia auxilia os profissionais de medicina a determinarem qual tipo específico de moléstia está afetando este novo paciente e qual o tratamento mais recomendado, o que fica difícil somente para o cérebro dos médicos.

Tudo indica que o uso desta tecnologia tende a se espalhar pelo Brasil com grande velocidade, pois os poderosos computadores possuem a capacidade de discernir a alternativa a ser focada, tanto para o diagnóstico da doença como os tratamentos possíveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: