Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância da Integração na Agricultura

1 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Num passado já distante, organizou-se um sistema onde a pesquisa da Embrapa e a extensão rural da Embraer, ao lado de outros suportes como da Cibrazem, eram importantes para o aumento da produtividade do setor agrícola no Brasil. Hoje, outros elementos, como a preservação do meio ambiente, também entram no conjunto das preocupações.

Capa do Boletim da FAEP com artigos interessantes

Um boletim recente do FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná informa sobre a cooperação entre os produtores, pesquisa e extensão rural para transmitir naquele Estado as técnicas disponíveis para a utilização dos inimigos naturais das pragas, economizando defensivos e aumentando a produtividade da cultura de soja. A FAEP também administra a SENAR – PR (equivalente ao SENAI e o SESC nos setores industriais e comerciais) para o setor rural. Utilizando os conhecimentos técnicos desenvolvidos na EMBRAPA de Londrina e usando a EMATER – Extensão Rural, estes conhecimentos foram transferidos para os produtores e trabalhadores rurais, ajudando na preservação do meio ambiente e aumentando a produtividade agrícola, com ênfase na soja. A divulgação destes trabalhos é de vital importância, pois outros Estados também podem fazer algo similar.

Isto não acontece somente com a soja, mas também pode ser aplicado a outras lavouras, bem como culturas permanentes como as das frutas e até mesmo a produção de leite e seus derivados. O sistema se completa com a atuação destas entidades definindo os preços mínimos, crédito e seguro rural, armazenagem e escoamento da produção tanto para o mercado interno como externo. O setor privado aumentou a sua participação no agrobusiness.

As autoridades brasileiras que não estão percorrendo todas as vastas regiões agrícolas do Brasil precisam ser informadas de todos os problemas existentes com a velocidade necessária. O Banco do Brasil que já foi mais importante na concessão do crédito rural e tem conhecimento detalhado destas diversas regiões também poderia ser acionado.

Muitos dos equipamentos que estão sendo utilizados pela agricultura atual estão sendo financiadas pelo BNDES utilizando o Finame, mas operadas pelos agentes financeiros. Mas, sem que as informações corretas sejam transmitidas com urgência e de forma confiável, acabam ocorrendo distorções perigosas que podem ser utilizadas inadequadamente.

Por mais que o setor privado esteja sendo utilizado, sempre existem áreas onde as atividades governamentais continuam sendo relevantes, pois nem todo o sistema logístico e de operação do agrobusiness está totalmente privatizado. Na medida em que empresários privados estejam diretamente envolvidos nestas novas iniciativas, certamente a eficiência possível será alcançada mais rapidamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: