Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância do Setor Terciário da Economia

13 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Como um exemplo do que ocorre no setor terciário da economia, os serviços do setor hospitalar estão sofrendo profundas alterações, com as empresas dos planos de saúde aumentando no controle dos hospitais.

clip_image002

Gráficos constantes do artigo no Valor Econômico que vale a pena ser lido na íntegra

Um artigo publicado por Beth Koike no Valor Econômico informa sobre as empresas de planos de saúde procurando contar com redes próprias de hospitais, uma tendência observada em outros países e que se acelerou recentemente no Brasil, inclusive com sua concentração.

Este é um fenômeno que necessita de explicações. Os planos de saúde eram um instrumento auxiliar dos serviços hospitalares, mas tudo indica que os hospitais contavam com muitos médicos na sua administração, que exige uma habilidade empresarial que nem todos tinham. Os planos de saúde nasceram das necessidades de administração financeira onde os dirigentes pareciam mais qualificados para comandar empresas, contando com mais agilidade para se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado.

Com o tempo, observaram que nos planos de saúde metade dos custos eram com as contas dos hospitais, que não contavam com gerências capacitadas em setores empresariais. Procurando reduzir os custos destes itens importantes, alguns planos começaram a ampliar as suas atividades nesta área.

Hoje, muitos planos de saúde são de propriedades de Fundos de Investimentos que se preocupam com suas rentabilidades, mais que os médicos que se concentram nas atividades relacionadas com a saúde. Nota-se, atualmente, um acelerado processo onde se formam redes que procuram tirar vantagens das economias de escala e que contam com habilidades para negociações com outros planos de saúde nos contratos de prestação de serviços.

São nas atividades financeiras que os planos conseguem melhores resultados, obtendo prazos para honrar seus compromissos e até utilizando artifícios para reduzir seus custos, levando tempo para autorizar muitos procedimentos custosos como as cirurgias e glosando contas de prestadores de serviços para contar com mais prazo para os pagamentos. Isto ocorre mesmo com a queda na qualidade dos serviços médicos em determinados casos, pois algumas moléstias pioram com a demora nos atendimentos dos pacientes.

Na economia global, estes serviços que fazem parte do setor terciário acabam crescendo mais rapidamente do que as atividades primárias, como do setor rural ou mineração, ou de setores industriais, considerado secundário. Muitos encargos não rentáveis como as pesquisas e procedimentos médicos mais custosos acabam ficando de responsabilidade do setor público.

Tirando as distorções existentes, espera-se que a economia acabe contando com maior eficiência, aumentando a sua produtividade, tirando partido das economias de escala como de aglomeração.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: