Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Incompreensível Caça às Baleias pelos Japoneses

16 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Apesar das pressões que sofrem principalmente do Ocidente, os parlamentares japoneses aprovaram por unanimidade uma nova legislação sobre as “pesquisas” efetuadas com as caças às baleias, incluindo assistência para a atualização da frota de navios de caça, bem como punições para os que atacam estas atividades no Pacífico. A informação é que a Islândia também permite estas atividades.

image

Gráfico mostrando que o consumo de carnes de baleias no Japão se tornou insignificante publicado no artigo do Nikkei Asian Review

É pouco compreensível que os legisladores japoneses tenham aprovado a caça às baleias, sob a alegação que se destina à pesquisa. Como a medida abrange ações para a preservação da atividade a longo prazo, inclusive dando suporte à renovação dos navios destinados às caças, bem como a defesa da frota contra os ataques dos conservacionistas, pode-se entender que os poucos voltados para estas atividades imaginam a continuidade das suas atividades ao longo do tempo.

Muitos japoneses estão abandonando estas atividades para outros tipos de pescas com o receio das retaliações às suas atividades. Poucos são os restaurantes que ainda servem carne de baleia que consideram mais saudáveis, havendo ainda algumas industrializações com conservas enlatadas destes produtos. Nos restaurantes, informa-se que os clientes são predominantemente de senhoras de idades avançadas.

Para os que não conhecem um pouco de história das baleias no Brasil, nos séculos passados as suas gorduras eram utilizadas até nas construções, servindo para ligar pedras e areias, como se fossem os atuais cimentos. A quantidade de baleias deve ter se reduzido substancialmente nas costas das Américas, tanto no Pacífico como no Atlântico.

clip_image004

Foto de uma baleia abatida num navio de caça constante do artigo no Nikkei Asian Review

Hoje, muitos consideram estes mamíferos inofensivos ainda que se alimentem de outros peixes em quantidades apreciáveis. Que elas não são tão numerosas como no passado parece não haver dúvidas e muitos temem que entrem na lista dos animais com risco de extinção. O fato concreto é que os abates das baleias e os seus esquartejamentos efetuados nos navios de caça, pela quantidade de sangue, acabam chocando todos aos que assistem estas cenas constantes de filmes e gravações para a televisão. Como não existe um benefício marcante com a sua produção de carne, que se estima esteja em torno de 5 mil toneladas anuais em todo o mundo, não custa muito serem substituídos por outros peixes que podem ser criados. Ir contra a opinião mundial não parece uma atitude muito inteligente das autoridades japonesas.


4 Comentários para “Incompreensível Caça às Baleias pelos Japoneses”

  1. Murilo Mendes de Almeida
    1  escreveu às 22:02 em 16 de junho de 2017:

    Solução? Boicotar todos os produtos de marcas japonesas, até que parem de caçar baleias.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:20 em 18 de junho de 2017:

    Caro Murilo Mendes de Almeida,

    Mesmo concordando com o fim da caça à baleia, não acredito que o boicote seja uma solução inteligente. O que eles tiverem de bom devemos continuar a importar.

    Paulo Yokota

  3. Simone Aparecida
    3  escreveu às 10:14 em 18 de junho de 2017:

    Muito cruel. O povo japonês não é civilizado. Não bárbara! Pelo fim da caça as baleias!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 17:17 em 18 de junho de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    Não entendi este “Não bárbara”. Mesmo concordando que todas as espécies em risco de extinção devam ser protegidas, não acredito que seja uma questão de civilização.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: