Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Informações Disseminadas no Mundo sobre Questões Eleitorais

22 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002Acompanhando os veículos de comunicação social que hoje trazem com grande rapidez informações de todo o mundo, nota-se que os problemas eleitorais envolvem assuntos que antes não eram objetos das eleições locais.

Charge sobre a influência chinesa nas eleições da Austrália, constante do artigo no The Economist

Um exemplo das influências da política externa chinesa nas eleições da Austrália está no artigo do The Economist sobre o assunto. Sabe-se que aquele importante país da Oceania recebeu muitos imigrantes do mundo, destacando-se os indianos e os chineses que se tornaram cidadãos importantes no país. É mais que natural que eles participem dos movimentos políticos, inclusive com contribuições de recursos para partidos e candidatos de sua preferência utilizando o poder econômico de suas empresas. Mas discute-se o quanto isto pode interferir na posição dos australianos que costumam se colocar ao lado dos norte-americanos e os ocidentais em possível confronto de interesses com a China, que é um importante parceiro comercial da Austrália.

Num outro caso totalmente diferente, a discussão sobre a transferência do mercado de peixes de Tsukiji, de Tóquio para a área próxima de Toyosu, que apresenta alguns problemas de contaminação, a imprensa japonesa está colocando que o assunto acaba sendo vinculado aos interesses eleitorais da governadora Yuriko Koike, que terá uma eleição local em 2 de julho próximo para membros de sua Assembleia da Capital japonesa. Ela optou por manter as duas localidades, transformando Tsukiji numa área de mercado de atacado, com um parque temático culinário, ao mesmo tempo em que introduzirá algumas alterações em Toyosu para superar os seus problemas. Mas, com isto, faltariam os recursos no mínimo por um tempo, pois as mudanças da região de Tsukiji estavam previstas para empreendimentos imobiliários que gerariam os investimentos necessários.

clip_image004

Governadora Yuriko Koike anuncia à imprensa sua decisão sobre Tsukiji

Estes alguns exemplos parecem demonstrar a importância que a política e as eleições assumiram no mundo atual, exigindo que os administradores em todas as partes do mundo estejam sempre os olhos voltados para as eleições, mesmo nos países onde os votos não são obrigatórios. Ainda que os problemas sejam locais e devam interessar somente aos seus eleitores, os assuntos que acabam se relacionando com o resto do mundo, envolvendo eventos como as Olimpíadas de 2020, exigem considerações políticas de repercussão mundial.

Tudo isto acaba mostrando que os administradores públicos necessitam formações e domínio da arte da política, que, por não serem ciências exatas, podem ter evoluções dinâmicas que dependem de muitos mais fatores que podem interferir nas suas administrações. Como as informações são disseminadas com grande rapidez, tudo passa a interessar a todos e os eleitores locais exigem que seus dirigentes tenham capacidade para esta difícil arte, que extravasa os limites dos interesses locais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: