Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mercado Mundial de Produtos Siderúrgicos e Preço do Minério

30 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos analistas no mundo estavam impressionados com a China importando minérios e aumentando os seus estoques, provocando uma elevação dos seus preços, que agora apresentam quedas ainda com flutuações.

Os australianos aumentavam a produção de minério de ferro para atender às compras chinesas, mesmo porque não havia tantas demandas de produtos siderúrgicos no mundo

Os que acompanham a evolução do mercado de produtos siderúrgicos no mundo estavam impressionados com a demanda de minério de ferro dos chineses. Mesmo com a economia da China crescendo em torno de 6% ao ano, muitos interpretavam que os chineses estavam acumulando o seu estoque de minério, pois a demanda no país e no exterior não era tão animadora. A China estava importando 65% da demanda mundial em 2015 e os preços do minério se mantinham altos, beneficiando a Austrália, seu principal fornecedor, e também o Brasil, apesar de sua distância com a China. Muitos estranhavam este comportamento dos chineses, que realmente estavam provocando uma bolha, com financiamentos do sistema bancário não oficial e autoridades provinciais que esperavam ser premiadas pelo crescimento econômico de suas regiões.

image

Gráfico do Preço do Minério de Ferro publicado no artigo do Nikkei Asian Review

Um artigo escrito por Yaya Ozaki e Kentaro Iwamoto e publicado no Nikkei Asian Review relata a situação deste mercado. Em março deste ano, os preços que estavam em torno de US$ 94,5 a tonelada começaram a cair rapidamente, chegando a uma queda de US$ 53 por tonelada, como pode ser observado no gráfico acima, ainda que tenha uma ligeira recuperação nos últimos dias, que não se acredita sustentável.

A exagerada dependência do Brasil nos seus relacionamentos com a China exige atenção especial, ainda que até o momento não seja de uma grande preocupação. Quando a economia local ainda está com uma recuperação modesta, não se pode contar demasiadamente com a China e o resto do mundo, pois diversos problemas estão ocorrendo em muitas economias, não havendo segurança de que já foram superadas as dificuldades, com o mundo tendo entrado numa fase de crescimento, infelizmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: