Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças na Cultura Japonesa

8 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002No Japão, até recentemente, as mulheres estavam excluídas de atividades relacionadas ao sexo, onde somente os homens tinham desembaraço para visitar estes estabelecimentos. Um artigo de Naoki Kimura publicado no site do The Asahi Shimbun refere-se à mudança radical que está ocorrendo nesta área naquele país.

Mulheres japonesas conferem as love doll em exibição na galeria Atsukobarouth, em Tóquio. Foto publicada no The Asahi Shimbun

Das quatro mil pessoas que visitaram a exposição “Ima to Mukashi no Ai Ningyo” (Bonecas de Amor Atual e do Passado) que foi realizada numa galeria no bairro elegante de Shibuya, em Tóquio, 60% eram mulheres. Uma exposição que era considerada como algo indecente no passado, hoje é normal. A qualidade destas bonecas infláveis também melhorou e hoje existem até as de silicone, que no toque aparenta uma pele humana. Devidamente maquiadas, aparentam serem mulheres normais.

Os visitantes são grupos de mulheres, casais e turistas do exterior e o ambiente em que elas se encontram são alegres, não dando nenhuma impressão desprezível. Outra exposição foi feita em 2016 no bairro de Ginza, sendo que dos oito mil visitantes metade era de mulheres.

As opiniões dos visitantes sobre estas bonecas são variadas, desde que elas expressam o ideal dos homens sobre as mulheres, não se tratando da realidade. Alguns comentários são restritivos, mas o fato é que está fomentando discussões que não costumavam ocorrer no Japão entre pessoas de sexos diferentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: