Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Brasil Não Acabou

12 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 39 Comentários »

A atual situação brasileira aparenta ser a mesma que motivou Rui Barbosa a expressar uma das suas mais famosas frases há muitas décadas. No entanto, o Brasil não acabou desde então e chegamos a uma situação que se afigura desesperadora para muitos, mas é preciso alimentar a esperança que podemos sobreviver a todas estas desgraças.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a se desanimar da virtude, rir da honra e ter vergonha de ser honesto”. Rui Barbosa

O que vem se desenrolando nos últimos anos no Brasil pode conduzir muitos ao desespero, pois um país dotado de tantos recursos naturais e uma população miscigenada de diversas origens teria todas as condições para despontar com emergente de destaque, mesmo com uma história de somente pouco mais de 500 anos. Outros conseguiram superar as suas dificuldades consolidando um conjunto de valores que os fazem admirar como modelos a serem perseguidos, ainda que a convivência democrática de um nação nunca seja fácil e cada caso seja um caso. O que adotamos dos conhecimentos acumulados à duras penas nos últimos cinco séculos da humanidade não diferem muito de outros países.

Não nos parece existirem determinismos históricos ou geográficos que nos condenem à atual situação. O que enfrentamos hoje decorre das opções que tomamos no passado, com todas as suas limitações. Existem os que acreditam sermos dotados de exagerados benefícios e as condições prevalecentes não nos obrigaram aos trabalhos duros e persistentes para forjar uma população que pense nas melhores distribuições das rendas e da educação, que não podem ficar permanentemente de forma sustentável somente com poucos privilegiados. Há meios democráticos para estes aperfeiçoamentos.

Parece indispensável que se pense na coletividade e não se consagre a lei de Gerson, que visa tirar vantagem de tudo pelos que gozam de situação eventual para tanto. Não parece sustentável o quadro onde esta orientação esteja prevalecendo por muito tempo, aumentando risco de um ruptura descontrolada. A mobilidade social que ainda persiste no Brasil parece que acabará aperfeiçoando as situações consideradas injustas pela sociedade brasileira. Há uma aspiração geral por maior igualdade que não pode ser controlada.

Acidentes como as recentes ocorrem em qualquer país, mas seus efeitos não podem ser permanentes. É até possível que sejamos obrigados a suportar situações que não sejam justas por um período temporário, imaginando que sejam opções pragmáticas, um mal menor. Vendem-se mudanças forjadas por poucos como se fossem verdades incontestáveis, com intensas publicidades que não conseguem convencer a população, formando um consenso. Ainda que existam quem pensa que os humildes não tenham os discernimentos dos privilegiados, eles percebem quando algo não está satisfatório, ainda que não tenham a completa compreensão das alternativas técnicas disponíveis. O temporário não pode ser renovado constantemente para se tornar permanente, sem o risco de ser contestado até de forma pouco controlável.

O Brasil já enfrentou situações difíceis como as presentes, mas acabou as superando com custos maiores ou menores. Não há indícios de rigidez insuperável na sociedade brasileira, alimentando a esperança que, com algumas dificuldades, acabaremos com os problemas. A democracia apresenta muitos problemas, mas ainda continua sendo a forma mais adequada de superar as divergências que existam dentro da sociedade brasileira.


39 Comentários para “O Brasil Não Acabou”

  1. Rayanne Santos de Almeida
    1  escreveu às 12:59 em 12 de junho de 2017:

    O Brasil, de fato, não acabou, pois basta dar uma olhada nas pesquisas e observar que Lula está sempre em primeiro. Dilma e Lula precisam voltar para colocar ordem na casa. Chega de corrupção e imoralidades!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:18 em 12 de junho de 2017:

    Cara Rayanne Santos de Almeida,

    Muitos não concordam com a sua opinião.

    Paulo Yokota

  3. Liliane Rocha Brito
    3  escreveu às 14:00 em 12 de junho de 2017:

    Ainda há esperanças! Lula outra vez! Os golpistas precisam ser presos!

    Beijos!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 17:17 em 12 de junho de 2017:

    Cara Liliane Rocha Brito,

    Muitos não concordam com a sua opinião.

    Paulo Yokota

  5. Ricardo Moreira
    5  escreveu às 16:49 em 12 de junho de 2017:

    Tenho certeza de que Michel Temer fará um ótimo governo. A economia melhorou demais com Temer e o Henrique Meirelles.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 17:16 em 12 de junho de 2017:

    Caro Ricardo Moreira,

    No Brasil se admite a pluralidade de opiniões, muitos que realmente entendem de política econômica questionam a quem Henrique Meirelles está beneficiando.

    Pauko Yokota

  7. Pedro Paulo Toledo de Miranda
    7  escreveu às 22:06 em 12 de junho de 2017:

    SENSACIONAL ARTIGO! Acho que há uma luz no fim do túnel, pois o nosso povo é inteligentíssimo. Mas as multinacionais estrangeiras, bem como boa parte da imprensa e certos partidos políticos (PMDB, PSDB, DEM etc.) acabaram com o nosso Brasil. Mas o nosso grande líder regressará para nos livrar de todo o mal. Lula em 2018!!!

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 18:08 em 13 de junho de 2017:

    Caro Pedro Paulo Toledo de Miranda,

    Infelizmente todos colaboraram para chegar à esta situação. Muitos não concordam com a sua preferência, e estamos necessitando de tentativas semelhantes a da França, que pode ser uma das saídas possíveis.

    Paulo Yokota

  9. Alyson do Rosário Junior
    9  escreveu às 23:12 em 12 de junho de 2017:

    Estamos numa situação pra lá de complexa! Não houve cassação da Dilma e do Temer, ficou um cheiro de pizza no ar. Nessa luta de poderes e facções políticas, fica difícil saber em quem confiar, onde está a razão, quem é o menos pior.

    Eu ainda acredito que não vamos pelo caminho autofágico da Venezuela, impressão pessoal de observações cotidianas, mas vamos precisar de muita tolerância, solidariedade mútua, geral e irrestrita, para não perder a compostura.

  10. Paulo Yokota
    10  escreveu às 18:05 em 13 de junho de 2017:

    Caro Alyson do Rosário Junior,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, temos que contar com uma disposição desdobrada da população brasileira, definindo um programa de longo prazo, de forma muito realista.

    Paulo Yokota

  11. Daniel Macedo
    11  escreveu às 13:22 em 13 de junho de 2017:

    Que texto espetacular.

  12. Paulo Yokota
    12  escreveu às 18:02 em 13 de junho de 2017:

    Caro Daniel Macedo,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota

  13. Ana Carla Couto de Castro
    13  escreveu às 21:58 em 13 de junho de 2017:

    Paulo, o Brasil vai acabar, pois os chineses estão comprando muitas empresas por aqui. A maioria da imprensa é golpista e faz de tudo para macular a imagem do PT, que foi o único partido que conseguiu melhorar o nosso país. O Temer só governa para os ricos e os brancos. Japoneses querem controlar a Vale e a Usiminas. O racismo é marca da nossa nação. Por tudo isso, acho que o BRASIL NÃO TEM JEITO.

  14. Paulo Yokota
    14  escreveu às 07:52 em 15 de junho de 2017:

    Cara Ana Maria Couto de Castro,

    Não acredito que seja um problema racial, e a miscigenação de diversas etnias parece um fato positivo.

    Paulo Yokota

  15. Raimundo Cruz
    15  escreveu às 12:47 em 14 de junho de 2017:

    Yokota, não seja invejoso, pois o Henrique Meirelles é o cara! O Brasil vai superar até a fraca economia japonesa!

  16. Paulo Yokota
    16  escreveu às 08:40 em 15 de junho de 2017:

    Caro Raimundo Cruz,

    Este espaço é restrito e apontado como invejoso sinto que devo fornecer alguns fatos resumidamente. Existem muitas diferenças nas carreiras, entre a minha e a do ministro apontado. nem todos conhecidos publicamente. Sempre me voltei ao aumento da produção e da produtividade nos mais variados setores da economia brasileira. Ele fez carreira no sistema bancário, presidindo um banco no Brasil que não existe mais. Outro em escala mundial, que também desapareceu por ter concentrado suas operações na América Latina, deixando a Ásia que continuou crescendo mais, ainda que estas decisões não dependam somente de uma pessoa.
    Acredito que hoje com a inflação brasileira abaixo da meta (pelo qual muitos produtores pagam caro) deva mudar a prioridade para a recuperação do emprego. O atual câmbio estimula o turismo no exterior como a importação que aumentam o emprego no exterior, quando as exportações e outras gerações de divisas poderiam ampliar o emprego no Brasil.
    Os bancos fizeram aplicações duvidosas principalmente nos Estados Unidos e geraram as crises que começaram em 2007/2008 exigindo assistências gigantescas de muitos países para evitarem riscos sistêmicos. O atual governo brasileiro continua ajudando o sistema bancário para absorverem prejuízos de operações duvidosas como os relacionados com o pré-sal.
    A atual incipiente recuperação da economia brasileira ainda exigirá grandes aperfeiçoamentos para ajudarem no desenvolvimento futuro. Acredito que existam alternativas mais interessantes para ajudarem o Brasil, com o maior fomento das exportações até do setor rural que vem sendo o sustentáculo da economia brasileira, e que vem sendo submetido a restrições arriscadas.

    Paulo Yokota

  17. Peter Gusmão
    17  escreveu às 14:32 em 14 de junho de 2017:

    Michel Temer é um dos maiores constitucionalistas do Brasil, sendo formado pela USP. Ele não é “analfabeto” como o Lula. Temer tem competência para administrar o Brasil.

  18. Paulo Yokota
    18  escreveu às 07:50 em 15 de junho de 2017:

    Caro Peter Gusmão,

    Eu que sou formado também pela USP não acho que isto seja uma qualificação relevante. Conheci muitos que possuem somente o curso primário e que possuem qualidades superiores a muitos doutorados.

    Paulo Yokota

  19. Igor Medeiros
    19  escreveu às 17:26 em 14 de junho de 2017:

    O que salvará o Brasil é um presidente da raça negra como, por exemplo, um Joaquim Barbosa (ex-ministro do STF). O que o senhor acha?

  20. Paulo Yokota
    20  escreveu às 07:48 em 15 de junho de 2017:

    Caro Igor Medeiros,

    Não acho que seja um problema racial, mas acredito que os afro-brasileiros devem ascender a postos relevantes como começa a ocorrer no país.

    Paulo Yokota

  21. Leonardo Figueira
    21  escreveu às 22:02 em 14 de junho de 2017:

    YOKOTA,

    Nunca existiu motivo para pânico. O povo brasileiro é muito, muito diferente desses políticos desonestos que receberam propinas da Odebrecht, JBS, OAS, Camargo Corrêa, Carioca Engenharia etc. Paulo Maluf, Sérgio Cabral Filho, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Collor, Aécio, Temer, José Serra, Kassab, Geraldo Alckmin, Garotinho etc. não representam a nossa população. Somos guerreiros e honestos como o Lula, a Dilma, o José Dirceu, o José Genoino etc.

  22. Paulo Yokota
    22  escreveu às 07:46 em 15 de junho de 2017:

    Caro Leonardo Figueira,

    Todos podem ter suas convicções, mas as radicalizações extremadas não parece contribuir para a solução dos nossos problemas.

    Paulo Yokota

  23. Luana Lima
    23  escreveu às 16:48 em 15 de junho de 2017:

    Caro Yokota:

    A Gleisi Hoffmann (PT) seria uma ótima presidenta. O que acha? A meu ver, os homens estão muito frouxos para comandar o Brasil. A Gleisi Hoffmann é uma mulher forte, decidida. As mulheres são, também, mais honestas do que os homens. O nosso país necessita de uma mulher de pulso firme. Parabéns pelo blog!

  24. Paulo Yokota
    24  escreveu às 17:35 em 18 de junho de 2017:

    Cara Luana Lima,

    Conheço pouco da Gleisi Hoffmann pessoalmente, mas tenho a impressão que ela também tem suas limitações.

    Paulo Yokota

  25. Paloma Silva Santos
    25  escreveu às 21:56 em 15 de junho de 2017:

    O seu artigo expressa bem o golpe contra a Dilma e os ataques covardes que o Lula vem recebendo nos derradeiros anos. Mas não podemos desanimar, pois as pesquisas mostram, com clareza, que o povo deseja o retorno do nosso querido Luiz Inácio Lula da Silva. Ética, moralidade, lealdade, honra, justiça, honestidade etc. são as qualidades que os brasileiros estimam num político e que Lula tem de sobra. Por favor, complemente o seu texto e diga aos seus leitores que Lula é a solução.

  26. Paulo Yokota
    26  escreveu às 17:33 em 18 de junho de 2017:

    Cara Paloma Silva Santos,

    Obrigado pelo seu comentário, mas parece que todos têm suas dificuldades. Apesar de conhecer um pouco do Lula, também conheço suas dificuldades.

    Paulo Yokota

  27. Mariana Rocha Furtado
    27  escreveu às 11:42 em 16 de junho de 2017:

    É preciso colocar uma novidade no governo federal e um (a) negro (a) seria uma ótima opção para comandar este país que está um caos.

  28. Paulo Yokota
    28  escreveu às 17:30 em 18 de junho de 2017:

    Cara Mariana Rocha Furtado,

    Concordo que os afro-brasileiros devem ter maior participação, mas o nosso problema não parece um problema de raça.

    Paulo Yokota

  29. Igor Rossi
    29  escreveu às 12:36 em 16 de junho de 2017:

    Paulo, não menospreze o fato do Temer ser formado pela grandiosa e magnífica Universidade de São Paulo, que é a melhor (disparada) universidade do Brasil. O Michel faz parte, logo, da elite intelectual do nosso país. São os melhores – sem discussão – médicos, advogados, nutricionistas, economistas, engenheiros que se formam pela USP. Sou cria da USP e me orgulho demais da citada instituição. Universidade Paulista, UNOESTE, Universidade Estácio de Sá etc. não chegam aos pés da USP. Muitas outras públicas são inferiores e estão caindo aos pedaços.

    Michel Temer, assim, tem a capacidade necessária para ser o melhor presidente que o Brasil já teve. O senhor é da USP e, portanto, são os melhores do país. Abraços,
    .

  30. Paulo Yokota
    30  escreveu às 17:29 em 18 de junho de 2017:

    Caro Igor Rossi,

    Exatamente por ter me formado na USP e lá trabalhado por muito tempo como pesquisador e professor é que tenha a impressão que os atuais dirigentes e professores pensam mais nas suas vantagens do que nas pesquisas e estudos. Precisamos de profundas mudanças e o atual Conselho Universitário não deve concentrar tanto poder.

    Paulo Yokota

  31. Laura Gomes
    31  escreveu às 15:09 em 16 de junho de 2017:

    Um texto muito bom! Gostei!

  32. Paulo Yokota
    32  escreveu às 17:26 em 18 de junho de 2017:

    Cara Laura Gomes,

    Precisamos trabalhar muito para superar as nossas dificuldades atuais.

    Paulo Yokota

  33. Paulo Roberto
    33  escreveu às 17:56 em 16 de junho de 2017:

    O Brasil tem uma matéria-prima de excelente qualidade: o POVO. Então, a nossa nação tem solução.

  34. Paulo Yokota
    34  escreveu às 17:25 em 18 de junho de 2017:

    Caro Paulo Roberto,

    Realmente temos muitas condições, mas porque será que estamos atualmente tão mal. Vale a pena estudar um pouco este problema.

    Paulo Yokota

  35. Murilo Mendes de Almeida
    35  escreveu às 22:00 em 16 de junho de 2017:

    O Brasil não acabou, pois o melhor do Brasil é o brasileiro. Basta observar o sucesso formidável da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

  36. Romeu Estefan
    36  escreveu às 14:54 em 17 de junho de 2017:

    Parabéns pelo texto. Vou indicá-lo.

  37. Paulo Yokota
    37  escreveu às 17:18 em 18 de junho de 2017:

    Caro Romeu Estefan,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota

  38. Nádia Santi
    38  escreveu às 14:37 em 18 de junho de 2017:

    O Brasil não acabou? Não, não acabou, pois as mulheres correspondem a mais de 50% da nossa população. Nelas, com certeza, está a fonte para solucionar os problemas do nosso país. Notem que Maluf, Collor, Cunha, Lula, Aécio, Calheiros, Lindberg, Serra, Kassab, Cabral, Alckmin, Mantega, Palocci , Temer, Rocha Loures etc. são todos homens que se envolveram em escândalos de corrupção. A própria ciência afirma que as mulheres são mais altruístas que os homens. Precisamos de mulheres no comando seja na política, na economia, no Poder Judiciário, na polícia, nas universidades, nos lares etc.

  39. Paulo Yokota
    39  escreveu às 17:14 em 18 de junho de 2017:

    Cara Nádia Santi,

    Que as mulheres devam aumentar a sua participação política não há dúvidas, mas achar que seja um problema de sexo parece uma simplificação exagerada.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: