Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Pouco Conhecido no Brasil Oden Japonês

23 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Apesar da culinária japonesa ter se espalhado pelo mundo, inclusive no Brasil, o oden, um cozido muito popular no Japão, ainda é pouco conhecido por aqui.

Uma foto de parte de um oden, muito popular no Japão, constante do artigo no blog Japaoemfoco

No Japão, muitas gueixas que trabalham nos chamados ryoteis (restaurantes finos que contam com as companhias das gueixas) terminam seus expedientes em torno das 23h. Elas conhecem os melhores lugares para uma refeição ligeira nestas horas mais avançadas e entre os de minha preferência estão os estabelecimentos que servem o cozido japonês chamado oden.

Existe uma história bastante conhecida que informa que, durante o bombardeio de Tóquio no final da Segunda Guerra Mundial, um dono de um restaurante carregava uma grande panela com o molho de um oden originário do começo do século 20. O fato é que um bom oden depende do seu molho que vai se aperfeiçoando ao longo do tempo, mas tem uma base nos anteriores. Mas também pode ser encontrado numa barraca na rua, fumegando numa noite fria. Em São Paulo é possível se apreciar um oden razoável, sem a sofisticação que se encontra nos melhores estabelecimentos do Japão.

Um artigo longo de Silvia Kawanami publicado no blog Japaoemfoco dá detalhes dos muitos ingredientes que podem constar de um oden, bem como molhos prontos que podem ser facilmente preparados a partir do conteúdo de algumas embalagens, acrescentando somente água fervida. Isto mostra que existe uma ampla variedade de odens, dos mais simples até os mais sofisticados.

clip_image004

Trouxinha de repolho com carne no seu interior chamado rooru kyabetsu

Existem, além do molho, alguns ingredientes que podem parecer simples, mas que apresentam qualidades diferenciadas. Pode ser um ovo, um pedaço de nabo, muitos derivados de diferentes tipos de queijo de soja frita (águe), bem como massas preparadas a partir dos peixes (chikuwa), bem como produtos de diferentes tipos de batatas (konnyaku) e muitos outros produtos que podem estar grelhados ou preparados especialmente.

clip_image006

Yaki chikuwa, massa de peixe grelhado

Muitos destes ingredientes ficam mergulhados no molho por muito tempo absorvendo os seus sabores e acrescentando os seus. Os molhos vão se enriquecendo com seus diversos usos por um longo período, absorvendo também seus sabores.

É evidente que por serem quentes são mais adequados para as noites frias, mas sempre à noite acabam sendo iguarias leves de fácil digestão. São, sem dúvidas, cozidos japoneses com sabores específicos da culinária japonesa, onde os molhos recebem contribuições de algas, peixes, legumes e muitos outros produtos com as características marcantes de cada estabelecimento.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: