Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas da Pew Research Sobre o Otimismo Econômico

7 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado no site do The Economist informa que uma pesquisa efetuada pelo Pew Research Center revela que o otimismo econômico nos diversos países não depende somente do crescimento obtido, mas também do partido no poder que daria uma indicação da continuidade da mesma orientação.

image

Gráfico publicado no site do The Economist

O conjunto dos dois fatores considerados nas pesquisas efetuadas mostra que a Venezuela está em pior situação e, lamentavelmente, o Brasil é o segundo entre os muitos países pesquisados. Este quadro difere muito do que o governo brasileiro está tentando divulgar, inclusive com uma campanha publicitária, além das muitas declarações das autoridades em todos os meios disponíveis.

Além das reformas que está se tentando aprovar no Congresso, haveria uma indicação que mudanças no governo e nos suportes dos partidos políticos sejam necessárias, além da melhora nos resultados de crescimento.

Parece interessante que países que estão alcançando resultados no crescimento do mesmo nível apresentam diferenças sensíveis de otimismo, dependendo se os partidos de sua preferência estão no poder. Seria uma indicação que os programas políticos são importantes para gerar um melhor clima otimista.

Isto parece relevante principalmente em países já desenvolvidos onde a população estaria mais otimista atualmente em decorrência de outros fatores que também consideram relevantes para a sua satisfação, que estariam nos programas dos partidos de suas preferências. É evidente que os países menos desenvolvidos dão maior importância para o crescimento que os possibilita ajustar-se ao que consideram suas necessidades.

Como qualquer indicador, não se pode esperar que todos os aspectos estejam considerados nesta análise, mas os mais relevantes estariam sendo captados. Portanto, isto pode ser considerado mais um indicador entre muitos outros a serem analisados para a formação de um conceito da situação em que se encontram.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: