Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Revisão de Alguns Crescimentos do Banco Mundial

5 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageOs economistas habituados com os estudos do Banco Mundial sabem que as estimativas de crescimentos futuros estão sujeitas a erros sempre revistos, por mais que a instituição conte com equipes habilitadas e os estudos sejam avaliados em conjunto com as autoridades locais.

Algumas estimativas divulgadas para 2017 e 2018 pelo Banco Mundial, constante do artigo publicado no The Japan Times

Por mais cuidadosas que sejam as estimativas feitas não só pelo Banco Mundial com outros organismos para os próximos anos, sempre estão sujeitas às revisões. No caso brasileiro, por exemplo, os recentes acontecimentos políticos aumentam as incertezas que podem inibir o crescimento possível de ser estimado. Os modelos utilizados costumam ser econométricos e, por mais acurados que sejam, envolvem probabilidades estatísticas, além das influências de fatores que não podem estar incluídos nestes modelos, como os imprevisíveis desenrolar dos processos políticos.

A tabela acima foi divulgada no último fim de semana, tomando-se como base a feita em janeiro último. Na estimativa mundial, que envolve quase duas centenas de país, acaba-se reduzindo as flutuações, pois alguns erros terminam sendo compensados por outros. No Japão está se esperando uma ligeira melhora, sendo que para os Estados Unidos como a Europa não se observam mudanças significativas.

Na China que vem crescendo pouco abaixo de 7% ao ano, com as mudanças para depender mais fortemente do mercado interno, não foram revistas, mas na Índia, que vem apresentando os crescimentos mais expressivos do mundo, houve ligeiras revisões para baixo, o que está havendo também no Brasil que já apresenta uma baixa estimativa. Todos sabem que os acontecimentos políticos estão adicionando incertezas que exigem dos empresários e das empresas mais cautelas, adiando alguns dos seus projetos.

Todas estas estimativas estão sujeitas às chuvas e trovoadas, pois o mundo continua sendo abalado por muitos acontecimentos econômicos e políticos de difícil previsão. Por mais que muitos países estejam adotando posições mais nacionalistas e populistas, acontecimentos inesperados estão se multiplicando em todo o mundo, com atentados terroristas que acabam deixando seus efeitos sobre as economias.

É claro que os países considerados emergentes têm a possibilidade de crescimento mais substanciais, quando os desenvolvidos, com as estimativas apresentadas, já podem ser considerados em patamares satisfatórios. Talvez um dos poucos países que estão fora do que se poderia esperar seja o Brasil, mas num prazo mais longo há esperanças que possa voltar ao que lhe seria normal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: