Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Arrasador Resultado Eleitoral em Tóquio

3 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Os jornais japoneses anunciam que a governadora de Tóquio Yuriko Koike obteve um arrasador resultado eleitoral para a Assembleia Metropolitana onde, coligado com outros partidos, o seu Partido Primeiro dos Cidadãos de Tóquio obteve 62% das cadeiras, derrotando o LDP do primeiro-ministro Shinzo Abe.

A governadora de Tóquio Yuriko Koike assinalando os candidatos vencedores nas eleições para a Assembleia Metropolitana

Gerry Curtis, professor emérito da Universidade de Columbia, USA, diante dos resultados eleitorais, afirma que o Japão não é diferente do Reino Unido, França e Estados Unidos em sua habilidade para produzir uma grande surpresa política. Isto significa que em muitos lugares importantes do mundo estão se processando mudanças políticos eleitorais de grande significado, mostrando que se trata de uma tendência mais ampla do que parece. Se no Brasil o PMDB teve um longo período de importante participação no poder, há possibilidades de significativas mudanças futuras, seguindo esta tendência que se espalha pelo mundo.

O jornal japonês Japan Today publicou um artigo de Linda Sieg elaborado para a agência Thomson Reuters, que distribuiu a matéria para outros jornais.

Os partidos tradicionais não possuem mais a importância do passado no mundo e está se comprovando mudanças significativas com novos líderes formando novos partidos que estão vencendo as eleições, mostrando que muitos eleitores desejam mudanças significativas na atual forma de se fazer política.

No Japão, Yuriko Koike tornou-se governadora da importante Capital japonesa, formando um novo partido, o do Cidadão de Tóquio em Primeiro Lugar, derrotando o tradicional LDP – Liberal Democratic Party, do primeiro-ministro Shinzo Abe. Também o Partido Socialista, o principal na oposição, não vem conseguindo resultados expressivos. Este fenômeno aparenta muito com o da França, onde Emmanuel Macron formou seu novo partido Em Marcha e venceu as eleições no seu país.

O LDP do Japão vem propondo uma nova Constituição e, entre outras mudanças, propõe um papel mais amplo para o Sistema de Autodefesa. O primeiro-ministro está sendo acusado de corrupção favorecendo uma escola de forte tendência direitista, chamado Kake Gakuen. Yuriko Koike, que ainda deve ficar no comando de Tóquio até as Olimpíadas de 2020, está aumentando o seu poder e é considerada uma forte candidata para substituir Abe futuramente, cujo partido só conseguiu 18% dos deputados na Assembleia de Tóquio.


2 Comentários para “Arrasador Resultado Eleitoral em Tóquio”

  1. kal
    1  escreveu às 13:37 em 4 de julho de 2017:

    Pessoa notória como ela, abre portas para líderes mulheres. Obrigada por compartilhar esse artigo conosco.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:55 em 4 de julho de 2017:

    Cara Kai,

    Só para V. ter uma ideia, ela elegeu 28% de mulheres nesta Assembleia de Tóquio e está despontando como uma política que vai disputar com Shinzo Abe a liderança política no Japão. Também as quatro mais importantes lideranças, tanto na situação como na oposição no Japão são mulheres, ela que estudou em Cairo e outra que tem uma mãe japonesa mas é filha de um chinês de Taiwan.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: