Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cientistas Japoneses Abreviam o Desenvolvimento das Plantas

20 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Uma notícia divulgada pelo Nikkei Asian Review informa que cientistas da Universidade de Nagoia conseguiram desenvolver um composto que aplicados nas folhas das plantas aceleram a sua maturação.

Foto de uma flor cuja floração foi acelerada pela aplicação de um composto nas folhas da planta

Os cientistas relacionados com as pesquisas da maturação das plantas costumavam cruzar algumas para que seus frutos amadurecessem antes ou depois dos picos das safras, visando obter preços melhores no mercado. Agora, pesquisadores da Universidade de Nagoia conseguiram obter um composto que aplicado nas folhas das plantas acelera a sua maturação, proporcionando economias como de eletricidade e podem ser utilizadas nas regiões frias como Hokkaido, no norte do Japão.

Como é sabido, no Japão utilizam-se muitos vinil-houses para que as plantas possam resistir às intempéries como chuvas ou neves, mas tudo isto exige muita eletricidade para o aquecimento e a insolação das plantas e agora com este composto pode-se acelerar a maturação das plantas para a obtenção de flores e frutos.

Os especialistas anteveem as potencialidades destes conhecimentos, que poderiam ser aplicados nas mais variadas plantas.

As experiências foram feitas com a Arabildopsis thaliana, uma erva comum muito utilizada nas pesquisas. O composto identificado permite encurtar para 20 horas o que era obtido em 24. Isto permite que até o arroz que não era cultivado no norte do Japão, Hokkaido, possa ser feito naquela ilha.

Este composto acelera o relógio biológico das plantas que costumam necessitar de 40 dias para completar o seu ciclo, o que parece permitir um encurtamento de três semanas.

Os cientistas devem se concentrar no trabalho de experimentar este composto em diversas plantas, como frutas, vegetais e grãos, trabalhando em conjunto com empresas privadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: