Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Complexos Problemas nos Principais Indicadores Financeiros

19 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Robert Burgess no site da Bloomberg sugere que a política econômica do governo Donald Trump está deixando desvalorizar o dólar neste ano com relação a 16 moedas, inclusive o real que depende dos problemas internos enfrentados por Michel Temer, como fica evidente no gráfico abaixo.

clip_image002

O dólar teria desvalorizado ao longo deste primeiro semestre de 2017, prejudicando os norte-americanos, mas deveria estar contribuindo para a competitividade dos seus produtos no exterior

O que parece lamentável para os brasileiros é que o real também está valorizado, acompanhando o dólar em parte, prejudicando os exportadores brasileiros que ajudam a criar empregos locais, facilitando as importações e os gastos dos turistas brasileiros no exterior, criando trabalho em outros países. Não parece uma política muito conveniente para os graves problemas da economia brasileira, ainda que isto explique parte da queda da inflação no Brasil.

Muitos consideram que o governo Donald Trump esteja confuso na política econômica que enfrenta reveses no Congresso, como a não aprovação do seu plano de saúde em substituição ao do governo anterior. Mas nos Estados Unidos parte importante do bom comportamento atual da sua economia não depende do governo, ainda que estejam aumentando os gastos beneficiando o complexo militar e industrial que dão suporte ao governo daquele país.

A situação econômica mundial está com muitas complicações. De um lado a indústria de petróleo e gás enfrentam quedas das suas receitas. De outro, as incertezas da China também não permitem um cenário otimista, exigindo que os Estados Unidos adotem uma política econômica mais clara para que o mundo não volte para uma situação de recessão generalizada. Também não está claro ainda o que vai acontecer com o setor imobiliário naquele país.

Não parece conveniente que a política econômica brasileira fique dependendo tão acentuadamente da norte-americana que ainda parece errática, pois o Brasil terá que competir com os Estados Unidos na colocação de produtos agropecuários na economia mundial.

jkghihgiu



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: