Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Criando Potenciais Problemas Para Resolver Outro

31 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado no Yomiuri Shimbun é um exemplo que o setor imobiliário sempre apresenta problemas de difícil solução, exigindo reflexões sobre por que eles acontecem, inclusive no Japão.

clip_image002

Gráfico publicado no Yomiuri Shimbun

Como o setor imobiliário em todo o mundo costuma apresentar problemas, muitas vezes com as grandes flutuações das suas atividades, principalmente com exagerados financiamentos, parece que se deve analisar porque isto tende a acontecer. Parece que muitas pessoas imaginam que os imóveis são bens de raiz aparentando segurança, mesmo que flutuações possam ocorrer com seus valores de mercado, notadamente quando se utilizam financiamentos de longos prazos e juros moderados. Também as operações com as construções costumam demandar um prazo razoável quando o mercado pode registrar mudanças no seu comportamento. Aparentemente, os investidores nestes ativos devem se conscientizar que se trata de bens como quaisquer outros, notadamente no mundo financeiro que se tornou muito rápido em mudanças, principalmente com os usos dos meios eletrônicos de elevadíssima velocidade, que apresentam elevada liquidez, que não é o caso dos imóveis que podem ser comprados ou vendidos exigindo prazos mais longos e sujeitos a tributações.

O caso relatado no artigo de Daisuke Ichikawa publicado no Yomiuri Shimbun apresenta outras complicações, mostrando que muitos e elevados fatores estão envolvidos, aumentando seus riscos. Como os terrenos ociosos no Japão são mais tributados pelos pesados impostos sobre heranças e existem abundantes construções antigas que não encontram compradores, principalmente nas regiões onde as populações estão diminuindo, o mercado japonês é de alta complexidade. Os compradores japoneses preferem novos edifícios, normalmente de pequenas dimensões, mas nem sempre dão conta das diferenças nas suas localizações, ainda que existam muitas facilidades de deslocamentos, como os metrôs e trens.

Pequenos edifícios foram construídos em muitas regiões com financiamentos de bancos locais para serem alugados, mas não existem tantas demandas para estes pequenos apartamentos. Os preços de aluguel estão em baixa mesmo que haja pequenas quedas das tributações sobre heranças. Provocou-se verdadeira maré destas construções, que teria crescido 11% com relação ao ano anterior. O Banco do Japão está preocupado que possa ocorrer uma crise com estes bancos locais.

Os economistas costumam informar que se todos os mercados de produtos que apresentam defasagens entre as demandas e as ofertas se efetivarem diante dos prazos necessários para as construções tendem a apresentar flutuações. O fato concreto é que não só no Japão, mas em muitos países estas flutuações acabam ocorrendo, com maior ou menor gravidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: