Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Criminalidade no Brasil e no Japão

20 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Um artigo publicado no Yomiuri Shimbun, baseado nas informações disseminadas pela agência Jiji, mostra que no Japão continua a tendência da redução da criminalidade. Isto é motivo de inveja dos brasileiros, que enfrentam dificuldades crescentes nestes eventos.

Gráfico mostrando a queda da criminalidade no Japão, constante do artigo publicado no Yomiuri Shimbun

Os dados da Agência Nacional de Polícia do Japão informam que desde a Segunda Guerra Mundial o pico máximo da criminalidade anual ocorreu em 2002, com mais de 2,800 mil casos, mas vem decrescendo, tendo chegado neste primeiro semestre de 2017 a cerca de 450 mil casos. Isto é atribuído ao aumento de policiais e patrulheiros voluntários que existem naquele país.

São considerado crimes no Japão ofensas morais, incluindo jogos de azar e atos obsenos, além dos roubos. Os assassinatos são mínimos naquele país,

O que tem aumentado no Japão são as chamadas ofensas intelectuais, como fraudes de transferência bancária, problemas relacionados às vendas, quando as entregas não ocorreram apesar dos pagamentos efetuados. Houve também reduções de assassinatos em 7% e de roubos em 11%.

O número de criminosos decresceu em 4,3% para 106 mil, sendo que os menores de 14 a 19 também apresentaram decréscimo de 15%. Para os que não conhecem as medidas de correção dos criminosos, vale a pena informar que todos os prisioneiros acordam às 5h, são obrigados a frequentar um curso para o aprendizado de uma profissão e as exigência de suas obrigações são rigorosas.

Entre os adolescentes, os brasileiros são em grande número e, com o acordo bilateral com o Brasil, os que se refugiam aqui podem sofrer punições cumpridas no país. Pela experiência internacional, tudo indica que a criminalidade se reduz com a severidade na correção dos criminosos.


2 Comentários para “Criminalidade no Brasil e no Japão”

  1. Fujii Masayoshi
    1  escreveu às 03:04 em 19 de setembro de 2017:

    Caro Sr.Yokota

    Esse índice seria de acordo com o número
    de crimes cometidos em um certo período,mas pode dizer que ao mesmo tempo houve diminuição significativa da população;levando em consideração a diminuição da população a criminalidade por habitantes diminuiu? Se tivesse um gráfico comparativo ficaria mais claro de exclarecer minha dúvida.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:12 em 19 de setembro de 2017:

    Caro Fujii Masayoshi,

    Obrigado pela sua dúvida. Não entendi bem a sua dúvida, mas não se trata de índice, mas de número absoluto. Ainda que a população japonesa esteja diminuindo os números são irrisórios, enquanto os nossos no Brasil são astronômicos. O relevante parece ser a tendência de decréscimo mesmo em termos relativos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: