Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esforços de Inovações das Empresas no Brasil

4 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Enquanto as empresas no mundo continuam inovando mesmo nos períodos de dificuldades, as brasileiras fazem o que podem mesmo sendo afetadas pela crise, não mudando suas posições de forma significativa na ordem em que estão classificadas pelos seus esforços.

Capa do suplemento do Valor Econômico sobre o assunto

Como já é usual, o jornal Valor Econômico continua divulgando anualmente as empresas brasileiras que se destacam pelos seus esforços de inovação procurando manter-se competitivas no Brasil e no mercado internacional, mesmo limitadas pela recessão que afeta a economia brasileira. Elas ampliam seus gastos com inovações até para superar a crise.

Observa-se que entre as 10 primeiras do ranking de 2017, nove já constavam no ano passado, o que sugere que estes esforços não se limitam no espaço de um ano. E estranha-se que o agronegócio e a produção de alimentos que tem uma importância na economia brasileira não conta com nenhum representante entre as 10 primeiras, ainda que constem duas que produzem bens de consumo.

clip_image003

A lista das 10 empresas que mais efetuam esforços de inovações em 2017 como em 2016

São consideradas Top of Mind as 10 empresas mais lembradas pelas demais como inovadoras em 2017 e sete já constavam da lista do ano passado, com pequenas mudanças. Isto sugere que seus dirigentes possuem a firme determinação de continuar competitivos no Brasil e no exterior pelas constantes inovações dos seus produtos, incorporando conhecimentos novos que são desenvolvidos pelas suas pesquisas. São inovações indispensáveis para a sua continuidade e que deixam o Brasil também competitivo no mundo, apesar de todas as dificuldades a que estão sujeitas.

clip_image005

Gráfico constante do suplemento sobre inovações do Valor Econômico

O que se espera é que mais empresas brasileiras procurem imitar o que estas estão fazendo, sendo que algumas se dedicam ao aproveitamento da biodiversidade brasileira, como a Natura e o grupo Boticário.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: