Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exames Clínicos Rápidos no Brasil

5 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image001Um artigo publicado por Gabriel Alves na Folha de S.Paulo informa sobre a inovação de uma empresa brasileira que permite um exame rápido de sangue a distância.

Foto do dispositivo da Hilab que permite exame de sangue a distância, constante do artigo publicado na Folha de S.Paulo, que deve ser lido na íntegra

Tudo indica que no Brasil os exames solicitados pelos médicos são elevados, pois estes profissionais desejam se cercar de informações para evitar possibilidades de diagnósticos incorretos. Entre eles destacam-se os exames de sangue, sendo que a Hilab teria desenvolvido um dispositivo para estes resultados serem mais rápidos e a distância.

Cuidados extremos precisam ser tomados para que informações erradas não sejam distribuídas como já aconteceu no passado. Poderia considerar-se que, se resultados graves forem detectados por estes novos métodos, sejam feitas checagens mais cuidadosas para comprovar a inexistência de erros, que sempre são possíveis quando envolvem participações de funcionários nem sempre preparados com profundidade.

Muitos laboratórios já fornecem informações rápidas, logo depois de coletados. Nos hospitais isto é comum, pois, para procedimentos mais sofisticados, os médicos e os cirurgiões necessitam de muitas informações sobre a situação dos pacientes para evitar riscos desnecessários.

Também se observam exageradas prescrições de medicamentos, não se deixando claro que muitos são de uso temporário. Algumas moléstias acabam exigindo usos contínuos que acabam provocando sobrecargas em outros órgãos do corpo humano. Existem acusações de prescrições de muitas novidades que são transmitidas para os médicos, inclusive próteses de alto custo. É sabido que muitos partos que poderiam ser naturais, por conveniência de muitas partes envolvidas, acabam sendo feitos por cesarianas que acabam elevando os custos dos mesmos.

Aqueles que viajam um pouco pelo mundo percebem facilmente que drogarias no Brasil são em número exagerado e os dados comprovam que os usos de medicamentos são mais elevados no país quando comparados com muitos outros.

Portanto, as inovações que ajudam a reduzir os custos dos tratamentos são sempre bem-vindas, mas com as cautelas indispensáveis, sempre com a consulta aos profissionais de medicina.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: