Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Expectativas de Vida em Diversos Casos no Mundo

3 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

imageUm artigo divulgado pelo BBC Brasil foi reproduzido na Folha de S.Paulo mencionando o livro do cientista norte-americano Dan Buettner sobre regiões no mundo onde as expectativas de vida são elevadas.

Loma Linda, na Califórnia, uma região onde a expectativa de vida é elevada, publicado no artigo da BBC Brasil

O cientista norte-americano Dan Buettner publicou um livro com o título “As Zonas Azuis”, que seleciona alguns casos no mundo onde as expectativas de vida são elevadas. O que parece comum nestes lugares é que os hábitos de vida são bastante simples, com alimentações sadias evitando excessos de sal, açúcar e gorduras saturadas, reduzindo os produtos industrializados, inclusive refrigerantes açucarados.

Foram incluídos casos como em Okinawa, no Japão, Loma Linda, na Califórnia, ilha de Ikaria, na Grécia, Sardenha, na Itália, e a península de Nicoya, na Costa Rica. A hipótese do cientista é que os fatores genéticos influem em cerca de 20% enquanto os hábitos de vida contribuem com os restantes 80% para determinar estas expectativas de vida.

O que parece ser comum é que as populações destas regiões consumem muitas plantas locais, com baixo uso de produtos processados. Eles consomem carboidratos provenientes do trigo ou batatas. Evitam refrigerantes e até derivados de leite de vaca, mas consomem queijos produzidos com leite de cabra e ovelhas, além de se alimentarem de proteínas de peixes em maior quantidade. Um pouco de vinho parece ser muito comum nestas regiões bem como bastante água. Parecem serem as recomendações que estão se generalizando por todo o mundo, não havendo nenhuma muito diferente do que já vem sendo divulgado. O que aparece como interessante é o consumo do café como muito comum.

No caso de Loma Linda, parece haver uma relação com sua população de 24 mil habitantes ter muita influência da Igreja Adventista do Sétimo Dia, cujos seguidores não bebem e nem fumam, levando uma vida muito regrada. Como os hábitos alimentares são difíceis de serem alterados, constata-se que estas populações consomem o que lhes já é habitual e consideram saudáveis.

Mas o que parece estar acontecendo em todo mundo é uma consciência dos efeitos negativos dos fast-foods bem como refrigerantes açucarados, que envolvem muito sal, gorduras saturadas e excesso de açúcares, melhorando muitas alimentações, restando ainda que se reduzam as obesidades que continuam aumentando no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: