Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações nos Tratamentos de Doenças Cardíacas

22 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

O Japão tem avançado muito em certos setores da medicina e um artigo publicado no Yomiuri Shimbun noticia que células tronco conhecidas como iPS estão sendo utilizadas experimentalmente no tratamento de doenças cardíacas, esperando-se que no próximo ano entre em uso regular.

clip_image002

Esquema do tratamento cardíaco usando célula tronco, publicado no Yomiuri Shimbun

Um grupo de pesquisa da Universidade de Osaka, comandada pelo professor Yoshiki Sawa, registrou num comitê da Universidade o primeiro estudo clínico no mundo sobre o tratamento de doenças cardíacas usando células tronco, conhecidas como iPS. Se o tratamento for aprovado, será registrado no governo para a técnica ser utilizada no próximo ano de forma regular.

O estudo abordará três pacientes com cardiomiopatia isquêmica, com idades entre 18 a 75 anos. As células musculares do coração produzidas a partir de células tronco pluripotentes induzidas serão transplantadas para elas e suas condições serão observadas.

A equipe utilizará células tronco iPS armazenadas no Centro da Universidade de Kyoto para pesquisa e aplicação depois de serem produzidas a partir de células maduras de pessoas com um tipo imunológico especial que é menos provável de causar rejeição. A equipe terá células desenvolvidas em cardiomiócitos, produzirão folhas de 5 milímetros de diâmetro que serão juntadas às folhas dos corações dos pacientes.

Após o transplante de folhas, a equipe observará especificamente se nenhum câncer está se desenvolvendo e os corações funcionam melhor. A Universidade de Osaka já tem experiências com 50 pacientes com células tronco retiradas de suas pernas. No Japão, existem dezenas de milhares de pacientes potenciais para este tipo de tratamento.

Outros tipos de pacientes já foram tratados com células tronco iPS, como no tratamento da retina. Parece que o uso das células tronco está se tornando quase uma rotina.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: