Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

No Japão, a Definição de Idosos Está Passando Para 75 Anos

26 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Tomoko Otake no The Japan Times informa que pelos critérios científicos a definição de idosos está passando de 65 anos para 75 anos no Japão.

Foto ilustrando o artigo publicado no The Japan Times

Os pesquisadores japoneses estão passando o conceito de idosos de 65 anos para 75 anos pelos critérios científicos. Yasuyoshi Ouchi, diretor do Toranomon Hospital de Tóquio e ex-dirigente de um comitê de especialistas da Japan Gerontological Society e da Japan Geriatric Society, apresentou a proposta que faz esta mudança, diante do “rejuvenescimento” constatado biologicamente e intelectualmente pelos critérios científicos em algumas pesquisas.

Por exemplo, constatou-se que hoje os idosos com 75 anos caminham na mesma velocidade dos que tinham 65 anos há cerca de dez anos atrás. A definição dada pela Organização Mundial de Saúde desde 1956 era de 65 anos, mas a situação de saúde deles melhorou sensivelmente desde aquela data. A taxa de mortalidade e de pessoas que procuram cuidados médicos para acidentes vasculares cerebrais diminuíram desde meados da década de 1990. Estudos diferenciando faixas de idade de 65 a 69 anos, 70 a 74 anos e 75 a 79 anos.

Um estudo efetuado pelo Instituto Nacional de Longevidade abrange um grupo de 2.300 residentes entre 40 a 79 anos numa comunidade da Prefeitura de Aichi. A velocidade de caminhada melhorou nos últimos anos e os de 75 a 79 anos estão tão rápidos quanto os de 65 a 69 anos em 1997.

Numa variedade de testes de QI realizados em 2000 e 2010 mostraram que a capacidade intelectual das pessoas de 70 anos em 2010 era comparável a de pessoas de 60 no ano 2000. Envolviam números e imagens. As melhoras estão atribuídas aos cuidados médicos como evolução na nutrição e saneamento, ao que poderiam ser acrescentados os exercícios físicos.

Esta redefinição de idosos procura permitir que japoneses de mais de 65 anos continuem trabalhando, tanto de forma onerosa como voluntária, sem exigir que todos se aposentem. Na realidade, os trabalhos ajudam a realizar os idosos que tendem ao pessimismo.

Sempre que se discute este assunto acaba se envolvendo o problema da aposentadoria. Os pesquisadores japoneses estão propondo que se mantenham a idade para tanto, mas, com a carência atual de recursos humanos no Japão, a ajuda dos idosos também passa a ser relevante, independentemente das aposentadorias pagas que em todo o mundo estão se tornando deficitárias. Como esta questão é política, os cientistas sugerem que as opções individuais sejam respeitadas, tanto pela ociosidade, como do que desejam continuar ativos, mesmo que seja por diversão com alguns passatempos.

Os cientistas não são tão otimistas que este rejuvenescimento continuará crescendo. Eles estão preocupados com as obesidades que estão aumentando desde a infância e podem afetar os dados que vêm contribuindo para o aumento das idades sadias, mesmo avançadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: