Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Culturais do Brasil em Abundância

14 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A Avenida Paulista em São Paulo ganha maior importância como local de muitos importantes museus, entre eles o do novo Instituto Moreira Salles, com outros a serem ainda reinaugurados, como o do SESC.

Novo edifício do Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista

A Avenida Paulista que já tinha importância pelo MASP – Museu de Arte Moderna e muitos eventos políticos e culturais realizados nas suas proximidades, com as recentes inaugurações da Japan House e do novo Instituto Moreira Salles e a previsão da reinauguração do SESC ganha ares de Quinta Avenida de Nova York. Como para compensar os muitos problemas políticos e econômicos que estão sendo enfrentados pelo Brasil, que deixam os brasileiros perplexos, também a imprensa internacional destaca a exposição de Hélio Oiticica no importante Whitiney Museum of American Art em Nova York, o que nos permite focar as atenções além das nossas dificuldades locais, pois são acontecimentos de importância internacional de efeito permanente.

A jornalista Marli Olmos assina dois artigos no suplemento Eu & Fim de Semana. Um com as diferenças que se destacam no Instituto Moreira Salles, que toma o cuidado de não repetir simplesmente o que já vem sendo feito nos museus de arte, com as preocupações importantes dos seus dirigentes que deixando as atividades bancárias se tornaram agentes culturais usando toda a sua capacidade econômica e financeira. Também entrevista o arquiteto japonês Kengo Kuma que, além de criar a Japan House, procura destacar suas preocupações com o aproveitamento da madeira que na sua opinião supera a resistência até do concreto, em seus muitos projetos aprovados em todo o mundo. Quisera que ele se preocupasse também com os idosos e a economia de energia que acabam se ajustando à realidade atual.

clip_image004

Obra de Hélio Oiticica em Inhotim, Brasil

Hélio Oiticica é o brasileiro mais famoso no mundo pelas suas contribuições artísticas que acabam sendo reconhecido também pelo Whitney Museum de Nova York. Ele já realizou muitas importantes exposições no mundo e nos Estados Unidos e ganha uma consagração que poucos brasileiros conseguiram, mostrando que também em arte contemporânea temos o que apresentar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: