Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Problema dos Veículos em Todo o Mundo

28 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Marli Olmos é uma das jornalistas mais competentes no mundo que vem cobrindo o setor automobilístico por décadas. Seu artigo publicado no Valor Econômico faz um apanhado de longo prazo focando as mudanças de preocupações e até dos problemas que estão ocorrendo recentemente.

Marli Olmos, do Valor Econômico

Marli Olmos menciona no seu artigo publicado no Valor Econômico que todos reclamam que as tributações no Brasil sobre automóveis é um dos mais pesados no mundo, o que ajuda a reduzir a sua competitividade internacional. Também menciona que no mundo está havendo uma mudança com a tentativa de reduzir os combustíveis poluentes, bem como aumentar a segurança dos que utilizam estes veículos. Lamentavelmente, vem ocorrendo problemas com os exames que devem acompanhar a sua evolução do setor, inclusive em países tradicionais como a Alemanha e o Japão, neste relacionados com os airbags e cintos de segurança que estão maciços e custosos recalls. Todos se empenham no sentido de novos combustíveis não poluentes como veículos que possam se deslocar sem a interferência dos motoristas.

clip_image004

Metrô em Xangai que começou muito depois de São Paulo e hoje cobre mais de 10 vezes a malha metroviárias da metrópole brasileira

Vamos tentar discutir porque estes assuntos estão em pauta. Há uma preocupação mundial com a poluição que parece estar provocando muitas irregularidades climáticas em regiões variadas e certamente veículos elétricos e até com o uso do hidrogênio devem crescer, até porque houve avanços nas qualidades das baterias. As seguranças dos motoristas e passageiros vêm melhorando, a partir das competições internacionais, onde os veículos podem ser totalmente destruídos, mas os riscos para os que estão utilizando são reduzidos.

Lamentavelmente, os cintos de segurança e os airbags não foram introduzidos com o exame acurado dos eventuais problemas que poderiam permanecer. Tudo indica que os longos relacionamentos estáveis da indústria montadora com os fornecedores dos seus componentes ficaram um tanto relaxados, gerando irregularidades que estão sendo constatadas. Com as punições impostas, estes problemas devem ser resolvidos.

clip_image006

O uso de drones para entregas, que pode passar também para passageiros

O que se observa no mundo é que o problema da locomoção da população encontrou formas mais eficientes como os metrôs que a custos modestos podem transportar grandes massas. No caso brasileiro, por problemas dos relacionamentos das grandes empresas empreiteiras com as autoridades, estes custos não são tão baixos como, por exemplo, na China. Mas espera-se que pressões adicionais reduzam estes custos, principalmente com a participação de concorrentes internacionais.

Certamente, deverão continuar os aperfeiçoamentos nos deslocamentos e se mercadorias estão sendo entregues por drones, tudo indica que variações seguras e rápidas, de baixo custo, acabarão complementando alguns destes deslocamentos. Existem soluções como os postados neste site, que estão permitindo que países emergentes, notadamente do Sudeste Asiático, encontrem formas de se tornar competitivos com relação aos países desenvolvidos. O mundo não parece parar e inovações continuarão a ser introduzidas para resolver os problemas de deslocamento da população, sendo que o artigo de Marli Olmos fornece importantes pistas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: