Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Quando Não Existe Mais o Que Inventar

12 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

imageAinda que seja possível inventar novidades extravagantes, este caso parece ser realmente exagerado, mas está fazendo sucesso no Kurazushi, famoso por ter rodízio de sushi no Japão, com o nome de Shari Cola Cream Puffs.

Foto do Shari Cola Cream Puffs constante do artigo publicado no Japan Today

O shari é o arroz temperado usado no sushi, com vinagre especial e um pouco de açúcar, além de outros temperos. Cola é o normal, uma bebida carbonada, que misturada com este arroz fica parecido com o amazake (bebida feita com resíduo de arroz usado para produzir saquê, com açúcar), que condensada novamente como creme e injetado dentro do choux da pastelaria francesa. Parece muito estranho, mas é isto mesmo. Na tradicional culinária japonesa, sempre se misturou o ácido com o doce que, devidamente equilibrado, acaba ficando agradável.

Como variações deste produto também foram lançados o Shari Cola Shaved Ice, o Shari Cola Filled Candy Coated Cream Puff e o Megaburguerpizza Salad. Não é mole, haja criatividade.

Para escândalo dos tradicionalistas, também comi um sushi apimentado nos Estados Unidos, com influência mexicana ainda que não tenha apreciado. Quando o sushi se tornou popular em todo o mundo, é preciso admitir que sofra também influências de outras culinárias, mas com o tempo espera-se que acabe havendo uma seleção, restando somente o que tenha qualidade significativa.

É preciso admitir que outras culinárias que se tornaram internacionais também passaram por processos semelhantes. Já registramos neste site que muito do que se imagina chinês acabou sendo introduzido nos Estados Unidos, onde não havia tradição da culinária asiática.

A chamada francesa como a italiana ganharam versões diferentes mundo afora. O que se imagina originário da Índia, com muitas especiarias, sofrem mudanças no Japão e na Europa. Experimentei alguns pratos chineses que foram modificados na Indonésia e acabaram servidos na Holanda, com sabores bem distintos. Parece que tudo isto é inevitável no mundo globalizado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: