Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ranking de Soft Power

19 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: ,

clip_image002Um estudo feito pelo terceiro ano pela University of Southern California, em conjunto com a Portland Communications, faz um levantamento do chamado Soft Power, estabelecendo uma ordem onde a França, com Emmanuel Macron, passou para o primeiro lugar, ficando o Reino Unido em segundo e deixando os Estados Unidos, de Donald Trump, em terceiro.

Capa do estudo sobre o Soft Power da University of Southern California

Muitos fatores são estudados, entre eles a extensão da rede diplomática, o envolvimento nas organizações internacionais, o apelo de suas instituições educacionais, suas atrações culturais e culinárias, seu atrativo para as empresas, a impressão digital e percepções públicas. Os Estados Unidos, segundo o estudo, continuam a ser “incomparáveis no ensino superior, na produção cultural e na inovação tecnológica”, mas a retórica divisória do presidente Donald Trump levou a um declínio acentuado na performance dos Estados Unidos na influência internacional.

Ainda que mantenha o poder militar, sua importância mundial está em declínio com o atual governo. Os demais países que fazem parte da lista dos 10 mais influentes estão a Alemanha, o Canadá, o Japão, a Suíça, a Austrália, a Suécia e a Holanda. O Brasil só aparece em 29º lugar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: