Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reflexões Sobre as Dificuldades de Comunicação

31 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A comunicação entre pessoas com culturas diferentes, mesmo utilizando o inglês que se tornou quase um idioma internacional, aparentam estar crescendo. Para tanto, os rápidos avanços tecnológicos que deveriam facilitar os entendimentos entre todos se tornam cada vez mais especializados, dificultando até mesmo quem procura um humanismo mais acentuado, sem se restringir a um setor do conhecimento. Também as informações sobre a saúde que estão se aperfeiçoando rapidamente parecem demasiadamente influenciados pelos interesses comerciais, deixando a população um tanto confusa sobre muitas moléstias.

clip_image002

Uma mulher analisa os aparelhos de TV de diodos, emissores de energia orgânicos, da LG Electronics, que são feitos com telas planas da LG Display, em loja em Seul, Coreia do Sul. Foto constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Um competente profissional japonês que fez a sua carreira no serviço público e depois de aposentado passou a trabalhar como consultor de uma grande empresa japonesa irritou-se publicamente numa reunião internacional ao ter que ouvir o exposto sobre os problemas dos difíceis intercâmbios bilaterais entre o Brasil e o Japão. Seria um indício das dificuldades que os japoneses têm nos relacionamentos com outros países, apesar dos seus avanços tecnológicos e elevado nível de renda per capita.

Quando se trata de saúde e problemas como os relacionados com a presença do glúten, principalmente na farinha de trigo, com tantos produtos oferecidos aos consumidores, acaba-se ficando com a impressão de que se trata de uma calamidade pública. Estes produtos estão sendo usados por milênios por muitos povos e as doenças decorrentes eram quase insignificantes, mas hoje já chega a ser atribuído a cerca de 3% da população. Como os sintomas são os mais variados e comuns, muitos acabam ficando sugestionados que seus problemas são provocados pelo glúten, passando a consumir os que afirmam não contê-lo, mesmo sem comprovações técnicas do que livram muitos ingredientes deste componente.

clip_image004

Os alertas sobre os problemas com o glúten parecem exageradas, como um dos exemplos de comunicação social

Estes tipos de problemas relacionados com a saúde humana ocorrem em diversos segmentos, pois os interesses empresariais estão fortemente envolvidos, sem a possibilidade de controles de organismos mesmo internacionais.

Outro setor em que estes interesses privados estão fortemente envolvidos se relaciona até com o setor de comunicação social que evolui muito rapidamente. Um artigo publicado por Kim Jaewon no Nikkei Asian Review informa que, na Coreia do Sul, a Samsung Display possui 90% do mercado mundial de painéis de telefone celular OLED. E a LG Display, também coreana no mercado de pequenos painéis OLED, entre outros objetivos de atender à Apple para os iPhones da próxima geração, utilizará diodo emissor de luz orgânico para o que devem evoluir os novos celulares. Este tipo de terminologia é para especialistas no assunto e envolvem complexos problemas relacionados com monopólios privados em determinadas tecnologias utilizadas nos celulares, hoje vitais para as comunicações sociais.

Parece, portanto, que, além das diferenças culturais que dificultam as comunicações sociais, em diversos setores importantes onde os conhecimentos científicos estão se disseminando acabam se criando problemas com o envolvimento de interesses comerciais dos mais variados tipos, onde os meios tradicionais de informações também se envolvem.

Evidentemente, todos estes assuntos sofrem influências ideológicas ou interesses políticos de muitos países, complicando sobremodo os trabalhos de análises dos que pretendem facilitar a compreensão neste mundo economicamente globalizado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: