Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sentimento dos Empresários Sobre a Economia Japonesa

3 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O The Japan News, como outros jornais japoneses, utiliza as informações divulgadas pela agência noticiosa Jiji para informar os empresários sobre a evolução dos sentimentos prevalecentes no Japão sobre o quarto trimestre deste ano.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no site do The Japan News

Os dados conhecidos como Tankan são divulgados pelo Bank of Japan, o Banco Central do Japão, sobre os sentimentos prevalecentes naquele país pela terceira vez consecutiva neste terceiro trimestre do ano, mostrando um razoável otimismo para uma economia desenvolvida como a japonesa. Apesar dos problemas políticos que estejam ocorrendo em diversas partes do mundo, inclusive com as eleições na Capital japonesa, cujos resultados não devem estar captados por estes índices, os sentimentos dos empresários se mantêm bastante otimistas.

Os dados refletem o aumento das exportações dos equipamentos ocorridas no Japão, mostrando que empresas no exterior estão aumentando suas capacidades produtivas, sabendo que atingem de forma mais significativa o mercado asiático. Isto está provocando uma carência de recursos humanos no Japão, que causa um aumento de robôs para parte de sua substituição e afeta positivamente também a sua eficiência e produtividade.

Os dados também refletem uma razoável estabilidade do câmbio naquele país, não se esperando ainda nenhuma alteração significativa no futuro próximo.

Para o Brasil, que não vem efetuando muitos investimentos na ampliação da capacidade produtiva de suas indústrias, estes dados permitem visualizar uma concorrência mais acirrada com os competidores asiáticos nos produtos voltados para o mercado internacional, que é crucial para a recuperação da economia brasileira e do emprego no país, sugerindo que as autoridades devam tomar medidas adicionais para a manutenção da incipiente retomada local.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: