Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Suplemento de Agronegócio do Valor Econômico

28 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos sabem que o setor de agronegócios do Brasil vem sendo um dos sustentáculos da economia brasileira, introduzindo muitas inovações. No entanto, com as dificuldades brasileiras enfrentadas recentemente existem preocupações, pois nem tudo que está sendo produzido pode ser adequadamente armazenado ou rapidamente escoado para os mercados consumidores, proporcionando uma remuneração compensadora.

Capa do suplemento setorial do Valor Econômico

Todos sabem que inovações tecnológicas vêm sendo introduzidas no agronegócio do Brasil com o uso de sistemas eletrônicos que permitem a tomada on time de medidas de ajustamento, mas também os concorrentes internacionais como os Estados Unidos não estão parados, fazendo com que as competições se tornem mais acirradas. Ainda que a agricultura brasileira venha se comportando de forma adequada, ampliando o uso de novas áreas, a produtividade não vem se elevando na velocidade desejada.

Com as precariedades dos sistemas de armazenamento e de escoamentos rápidos da produção beneficiada pelo clima favorável, sem que os preços que são fortemente influenciados pelo câmbio sejam adequados, as possibilidades das inovações, para o futuro, ficam prejudicadas.

O suplemento procura cobrir todos os problemas com otimismo, mas sabe-se que o Brasil pode ter reduzido a sua capacidade competitiva se não continuar inovando, além de introduzir pelas pesquisas formas de manter a melhoria de sua produtividade em crescimento. Também os países asiáticos que são grandes consumidores de produtos brasileiros continuam ampliando suas produções com inovações.

Todos os brasileiros preocupados com estes assuntos podem encontrar subsídios nestes suplementos para melhor compreensão dos problemas que estamos enfrentando. As inovações devem procurar incorporar novos valores adicionados sobre os produtos básicos, para ampliar os empregos de boa qualidade para os brasileiros.

Ainda que existam muitos casos onde as introduções das inovações sejam exemplares, a média do setor de agrobusiness no Brasil ainda apresenta muitas deficiências que poderiam ser sanadas. Mesmo que os problemas políticos tenham que ser resolvidos, sem a continuidade da produção as dificuldades brasileiras podem se ampliar.

Parece indispensável que sobre os produtos primários brasileiros haja possibilidade de se adicionar valores, o que só pode ocorrer com o aumento de sua industrialização, de forma que produtos acabados possam ser oferecidos para os consumidores estrangeiros, que acabam também ajudando o mercado interno.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: