Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Pobre Suécia Usa o Tuk Tuk Elétrico Como Taxi

8 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Com preocupações econômicas e ecológicas, a sarcasticamente pobre Suécia usa os veículos elétricos semelhantes aos Tuk Tuk asiáticos como táxi, num sistema semelhante ao da Uber, que chega a desenvolver 45 quilômetros por hora.

Foto do táxi elétrico tipo Tuk Tuk asiático usado na Suécia, constante do Business Insider em colaboração com o World Economic Forum

Se existem pessoas que não compreendem porque um país como a Suécia alcançou o seu desenvolvimento econômico sustentável, devem observar o que acontece agora com os táxis elétricos utilizados naquele país, num sistema semelhante ao conhecido Uber.

Observando que os táxis normais em cidades como Estocolmo são utilizados pelos consumidores somente a uma média de 15 a 20 por hora, o que foi considerado muito ineficiente, alguns empresários detectaram a possibilidade de se obter uma taxa de ocupação mais alta, fazendo com que o custo do seu uso ficasse em US$ 3 por quilometro andado.

Os motoristas são todos empregados da empresa, tendo direito a todas as vantagens dos funcionários fixos e o transporte não prejudica a poluição. Chamando pelo celular, os clientes são apanhados rapidamente, entre três a quatro minutos a partir das garagens subterrâneas onde ficam estacionados os táxis e só pagam pelos quilômetros que utilizarem na área central da cidade. O plano é chegar a 200 veículos até 2018 somente em Estocolmo e os clientes podem ouvir as músicas que desejarem durante o percurso.

Estes veículos foram especialmente criados para esta finalidade, apesar de aparentarem com os Tuk Tuk asiáticos. São fabricados pela Clean Motion e apoiado pela Skype. Como na Suécia faz muito frio durante o inverno, eles são totalmente vedados.

Se o projeto for bem-sucedido, pretende-se estender o seu uso para outras cidades, inclusive no exterior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: