Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentos Veganos no Japão

28 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A culinária saudável do Japão se tornou popular em todo o mundo, mas existem dicas japonesas veganas não muito conhecidas pelos estrangeiros.

clip_image002

Foto do onigiri, bolinho de arroz, constante do blog gaijin pot

Os japoneses possuem na sua culinária produtos verganos de consumo popular que nem sempre são muito conhecidos pelos estrangeiros, que prefere não se alimentar de produtos derivados de animais de variadas espécies. Chiara Terzuolo indica no blog gaijin pot os onigiris populares encontrados até no Natural Lawson que tem 142 lojas nos arredores de Tóquio, chamado Kanto, com sabores variados. Muitos japoneses costumam se alimentar destes produtos, inclusive crianças. Nestas redes, outros produtos veganos também são encontrados, como bebidas à base de frutas secas, bem como biscoitos. Na região de Osaka e arredores, chamada de Kansai, a rede da Casa Natural serve produtos similares.

Para quem prefere refeições mais sofisticadas, existem alguns templos budistas servindo refeições completas que não costumam usar derivados de animais, como cogumelos, algas e outros produtos que chegam a ser transformados de forma que o sabor é confundido com peixes e outros pequenos animais.

Uma linha também ainda pouco conhecida no Ocidente é o popular curry, de inspiração indiana. Acompanhado simplesmente de um arroz e alguns piccles japoneses são de preços modestos e de largo consumo em muitas redes no Japão.

clip_image003

Foto do Curry Rice que também existe nas versões que incluem um pouco de carnes, muito popular e barato no Japão.

Também não são ainda muito conhecidos os diversos tipos de tofu, que podem ser consumidos principalmente na região de Quioto, havendo restaurantes especializados trabalhando somente com estes produtos, que ganham formas diferentes. Começam das que contam com tipos da nata que fica na parte superior do leite de soja usado para a produção do tofu. Bem como tipos de tofu que ficam com muitos buracos ou finos que aparentam ser um creme. Também os tofus que são combinados com outros produtos, como o gergelim. Alem do águe, que é o tofu frito. Lamentavelmente encontram-se poucos destes produtos no exterior.

clip_image005

Foto da nata de tofu que podem ser consumidos de formas variadas

Os japoneses desenvolveram recentemente novas variedades de hortaliças com o uso de genética, ainda pouco conhecidas no exterior. Muitas são usadas na produção de sucos de frutas variadas, tornando-se saudáveis, ou consumidas em saladas com combinações novas ainda não disponíveis no exterior.

Muitos destes tipos de alimentos veganos estão indicados em sites como do Vergan Guide de Tóquio (https://store.gaijinpot.com/).



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: