Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Células de Ions de Lítio Mais Baratas e Seguras

7 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Todos sabem que alguns smartphones que utilizam o lítio apresentaram problemas, como explosões e incêndios, e foram proibidos em aviões, por exemplo. Agora já se descobriram formas de evitar estes inconvenientes.

image

Esquema constante do artigo no Asahi Shimbun

Pesquisadores japoneses comandados pelo professor Ryoji Kanno, do Instituto de Tecnologia de Tóquio, encontraram um material mais barato e seguro para as baterias da próxima geração a serem utilizadas nos smartphones e outros dispositivos móveis. Como se sabe, as baterias que utilizavam íons de lítio no mercado envolviam riscos, como vazamento de eletrólitos que são líquidos, podendo superaquecer e até pegar fogo por serem inflamáveis. As novas utilizam materiais sólidos e devem melhorar o seu desempenho.

Os sólidos eram mais custosos por envolverem metais raros e era mais difícil transmitir a eletricidade através deles. Os novos utilizam estanho e o silício, tendo a mesma qualidade dos líquidos, mesmo à temperatura ambiente. Estima-se que seu custo será de cerca de 1/3 do anterior.

Espera-se que, sendo baratos e eficientes, venham ser utilizados nas baterias dos carros elétricos, por exemplo. O que se constata é que as pesquisas estão viabilizando, cada vez mais, os veículos não poluentes, com a segurança necessária.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: