Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consumo de Carne na China

15 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 3 Comentários »

clip_image002Um artigo escrito por Masashi Ijichi, do Nikkei Asian Review, informa que os chineses estão demandando importações de carne dos Estados Unidos e do Brasil, pois sua oferta é incapaz de atender o aumento do consumo naquele país.

Consumo de carne bovina dos Estados Unidos e do Brasil aumentando na China. Foto publicada no artigo do site do Nikkey Asian Review

Com o acordo estabelecido entre a China e os Estados Unidos, está se liberalizando a importação de carne bovina diante do aumento do nível de renda dos chineses, onde parte já era feita de forma informal utilizando-se Hong Kong. Os chineses costumam consumir carnes bovinas de forma semelhante aos japoneses, onde muitas costelas acabam sendo cozidas nas panelas tornando-as mais macias e separadas dos ossos, mesmo com uma quantidade razoável de gordura.

As carnes japonesas e australianas são mais caras pelas suas qualidades especiais, sendo que as norte-americanas e brasileiras são mais acessíveis, inclusive para serem consumidas na forma de hambúrguer. As do Brasil já sofreram limitações diante de problemas sanitários como a aftosa, mas hoje estão liberadas, chegando a competir com as suínas e de frangos, que são mais baratas.

As informações são de que até 2025 a demanda deve crescer cerca de 20%, levando a importação dos Estados Unidos e do Brasil. Quando havia restrição para a importação de carne brasileira no Japão, também se utilizou Hong Kong que sempre contou com formas de colocação para as escolas japonesas, principalmente, onde as refeições incluem proteínas animais.

clip_image003

Os chineses costumam consumir carnes bovinas cozidas em panelões, que as tornam macias, mesmo sendo de qualidade inferior

Os demais países asiáticos, como o Japão, e os do Sudeste também se movimentam em função desta demanda chinesa que acaba afetando os suprimentos de todos, dada à quantidade envolvida. O Brasil precisa aproveitar a oportunidade para contar com grandes organizações respeitáveis, pois os problemas que ocorreram por aqui deixaram desconfianças comerciais que precisam ser superadas.


3 Comentários para “Consumo de Carne na China”

  1. Daniel Girald
    1  escreveu às 00:53 em 21 de dezembro de 2017:

    Até me surpreende a expansão do consumo de carne bovina na China, tendo em vista não só o custo mas também a maior facilidade de manejo de aves e suínos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 03:56 em 21 de dezembro de 2017:

    Caro Daniel Girald,

    As baterias elétricas no mundo estão melhorando, mas o Brasil está muito atrasad0o.

    Paulo Yokota

  3. Paulo Yokota
    3  escreveu às 03:58 em 21 de dezembro de 2017:

    Caro Daniel Girald

    Com a melhoria do nível de renda, o consumo de carne bovina aumenta~.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: