Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades de Aluguel de Apartamentos no Japão

24 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 Um artigo de Tsubasa Suruga publicado no Nikkei Asian Review refere-se às dificuldades dos trabalhadores estrangeiros, mesmo qualificados, conseguirem alugar um apartamento no Japão.

Nove em cada 10 proprietários de apartamentos não aceitam alugar para estrangeiros. Foto do Nikkei Asian Review

É preciso entender que mesmo para os japoneses existem hábitos como a exigência de adiantamentos de muitos meses de aluguel, além de garantias como fiadores. Os proprietários evitam os estrangeiros alegando que muitos possuem costumes diferentes, como promover muitas festas, jantares com amigos provocando mais ruídos do que os locais.

Também existem regulamentações como as horas máximas para barulhos, além de odores como de um churrasco, que os japoneses não estão acostumados. Existem exigências para as separações dos lixos entre recicláveis e orgânicos, além de descartes de móveis, utensílios e aparelhos elétricos usados, que necessitam de contratações de empresas especializadas para as remoções. Estas exigências são para todos os inquilinos, independentemente de serem japoneses ou estrangeiros.

O que acontece é que muitos estrangeiros não dominam o idioma local e alegam desconhecimentos destas normas quando apanhados em alguns descumprimentos. Faz parte da cultura japonesa não incomodar terceiros.

image

Gráfico mostrando o aumento de estrangeiros residentes no Japão, constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Mas o fato concreto é que com a redução e envelhecimento da população japonesa, a demanda de recursos humanos estrangeiros está aumentando. Algumas empresas que necessitam de pessoal especializado para determinados trabalhos estão providenciando edifícios para acomodar as famílias destes estrangeiros a fim de superar estas dificuldades.

No Japão não existe nenhuma legislação que puna os proprietários por discriminarem os estrangeiros nos processos de aluguel dos imóveis, mas existe um esforço das autoridades para que estes problemas sejam superados, com a ajuda das empresas, pois de outra forma não contam com os recursos humanos indispensáveis. Isto também está ocorrendo com os empregados estrangeiros não especializados, havendo uma procura de descendentes de japoneses que estão desempregados no Brasil, que podem obter um visto de permanência mais longa no Japão, desde que sejam até de terceira geração, ou seja, seus avós sejam japoneses, o que está se tentando aumentar até a quarta geração..



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: