Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fusão de Influências Japonesas com Outras Asiáticas

24 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 4 Comentários »

clip_image002Cassey Baseel escreve regularmente no Japan Today sobre novidades que encontra em pequenos estabelecimentos que não chegam a ser restaurantes, mas lanches criativos combinando o que é japonês com outras influências asiáticas.

A lanchonete Soso serve um atum com matchá como um sanduiche, só que em vez de pão utiliza o dorayalki (um doce), em Tóquio

Quem percorre os bairros menos badalados de Tóquio, como Daikannyama, vizinha da conhecida Shibuya muito movimentada, pode encontrar pequenos estabelecimentos criativos com iguarias não imagináveis, como nesta lanchonete de nome Soso, que surpreendeu também o articulista.

Os japoneses apreciam muito o atum com maionese, mas no caso era o atum com matchá que originalmente era usado nas cerimônias de chá e hoje é utilizado também com muitas outras finalidades. Para formar uma espécie de sanduíche, com vegetais, utiliza-se um doce de nome dorayaki, também muito popular no Japão. A combinação, segundo o articulista que escreve regularmente sobre a culinária japonesa, surpreendeu-o a ponto de merecer um artigo.

Os japoneses apreciam o atum de variadas formas, sendo que nos sanduiches podem ganhar a forma de conserva, que normalmente é combinada com a maionese. No caso, era com matchá, que dá uma coloração verde que pode parecer estranha. Além de vegetais como uma salada, utilizava-se como pão o dorayaki e esta combinação inusitada acabava dando um sabor leve, suavemente açucarado. Realmente aparentava ser um lanche. Ainda que no Ocidente não se costume misturar algo ligeiramente salgado com o doce, no Oriente isto dá uma conotação diferenciada e, desde que preparado com equilíbrio, acaba sendo muito saboroso. Mas deve-se lembrar de que tanto o sal como o açúcar são extremamente leves, não chegando ao extremo de se tornar enjoativo.

Ainda que os mais sofisticados nas culinárias mundiais apreciem os choque se sabores, os vegetais também podem contribuir com um toque de amargor, mostrando que quem criou este sanduiche é extremamente criativo, não se esquecendo do ligeiro e importante sabor do matchá.

O dorayaki popular e original vem na maioria das vezes acompanhado do chamado an, uma pasta feita com o feijão azuki, uma das variedades da soja. É muito usado em doces, como também em combinações de geleias e frutas, criando uma forma muito apreciada dos japoneses como se fosse salada de frutas.

Portanto, ainda que este prato seja apresentando com um sanduíche envolve tradicionais fundamentos da culinária japonesa e a sua forma de apresentação dá uma ótima visão, que também é importante para os japoneses, mas foge muito do tradicional.

Acaba se ficando com a vontade de voltar ao Japão, onde todos estes pequenos detalhes não são devido ao acaso, mas a pesquisas profundas para chegar ao que agrada aos fregueses, principalmente os que conhecem também as culinárias de outros países.


4 Comentários para “Fusão de Influências Japonesas com Outras Asiáticas”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 11:29 em 25 de agosto de 2017:

    Yokota, a culinária japonesa nunca teve originalidade, sendo cópia, principalmente, da chinesa. Logo, o seu artigo não traz a menor relevância. Aliás, prefiro a nossa cozinha que é genuinamente brasileira (brigadeiro, feijoada acarajé, vatapá, churrasco etc.).

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:52 em 26 de agosto de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    A cultura japonesa realmente recebeu muita influência chinesa, mas se V. conhece o mínimo do assunto, os chineses não se alimentavam de cada cru, notadamente peixe.

    Paulo Yokota

  3. Carla Regina Batista dos santos
    3  escreveu às 14:54 em 26 de agosto de 2017:

    Paulinho:

    Leia esta matéra maravilhosa:

    Chef usa tucumã, banana e pirarucu para criar ‘Uramaki caboquinho’ no AM

    http://g1.globo.com/am/amazonas/gastronomia-amazonica/noticia/2016/04/chef-usa-tucuma-banana-e-pirarucu-para-criar-uramaki-caboquinho-no-am.html

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 21:50 em 26 de agosto de 2017:

    Cara Carla Regina,

    Tenho dificuldades com o que muitos acham que seja algum tipo de sushi. Pode ser algum tipo de prato, mas como está no comentário, a culinária envolve também uma apresentação que no caso parece difícil.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: