Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inteligência Artificial Ajudando a Administração Pública

31 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo provocativo foi publicado no site do The Washington Post informando as potencialidades do uso da inteligência artificial para aumento da eficiência da administração pública no atendimento à população.

clip_image002

A administração pública é a que mais dispõe de informações variadas sobre os comportamentos da população e, descobrindo tendências dentro desta massa de dados, pode racionalizar o uso dos seus recursos para melhor atender aos anseios com maior eficiência

O intenso uso atual da informática permite descobrir algumas tendências na astronômica quantidade de dados coletados ao longo do tempo pelas administrações públicas e estas informações podem ser utilizadas de forma inteligente para as ações governamentais em benefício da população. Hoje, em muitos setores, como os relacionados com a saúde pública, já existem formas pelas quais a eficiência dos usos dos recursos públicos pode ser melhorada tirando partido da inteligência artificial. Isto se repete em quase todos os demais setores de atuação do governo, como segurança, trânsito, assistência social e até orientação da política econômica e fiscal. Não se sabe ainda quais os limites possíveis para a melhor eficiência das administrações públicas.

Muitas das ações da administração pública envolvem enormes quantidades de atuação, dentro das quais existem muitas relações ainda pouco conhecidas, o que pode ser melhorado por descobertas da inteligência artificial, que ajuda os funcionários públicos em suas tarefas. Na medida em que novas descobertas sejam registradas, sempre há possibilidade de elevação da eficiência do governo no melhor atendimento da população, com menos custos. O que já vem sendo utilizado no setor privado, mesmo com as dificuldades naturais do setor público, pode ser mais intensamente aplicado no poder público.

No sistema democrático cada vez mais os eleitos para funções públicas procuram melhor atender aos seus eleitores. Com o aumento da eficiência nos usos dos recursos públicos, as possibilidades dos eleitores ficarem satisfeitos com os gestores públicos se elevam. Estes usos das inteligências artificiais se ampliam rapidamente, com os poderosos computadores hoje disponíveis para processamento destes dados a velocidades incríveis. Mesmo as simulações dos efeitos que podem ser colhidos se tornam quase instantâneas.

Muitos sensores já estão sendo utilizados para as mais variadas finalidades e os computadores permitem até a leitura das fisionomias das pessoas para identificar possíveis intenções duvidosas. As alternativas de deslocamento podem ser oferecidas para a maior eficácia. São usos que parecem não ter mais limites.

Como os recursos em qualquer sociedade sempre são limitados, torna-se possível descobrir os usos que proporcionam melhores resultados no seu conjunto, pois também as ações da administração pública simultâneas em diversos objetivos podem descobrir ganhos desconhecidos no seu todo.

São emocionantes as alternativas que hoje podem ser consideradas para as administrações públicas pelo uso de grande massa de dados e conhecimento de muitas tendências, que devem ser sempre checadas nas suas conclusões, pois muitas das hipóteses utilizadas pelas lógicas dos computadores dificilmente envolvem as emoções humanas, que podem ser até ilógicas para melhor atender as suas aspirações. Há que se considerar que, normalmente, os modelos utilizados não possuem a capacidade de considerar todas as possibilidades existentes na realidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: