Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Político Partidárias no Japão

8 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

imageComo amplamente divulgado, a governadora Yuriko Koike obteve uma vitória expressiva na eleição da Assembleia de Tóquio, desbancando o PLD – Partido Liberal Democrata, do primeiro-ministro Shinzo Abe, como a principal agremiação de oposição, estimulando a formação de um novo partido tendo em vista as próximas eleições nacionais.

O parlamentar Masaru Wakase, muito ligado à governadora Yuriko Koike, anuncia o lançamento de um programa para a possível formação de um novo partido no Japão. Foto publicada no Asahi Shimbun

Como em muitos países no mundo, notadamente na França, o eleitorado parece saturado dos partidos políticos tradicionais, o que acontece também no Japão. Nas últimas eleições, tanto a situação nacional como sua oposição foram derrotados expressivamente pelo Tomin First (cidadãos de Tóquio em Primeiro Lugar), da governadora Yuriko Koike, levando as providências para a possível formação do Japan First com vistas às próximas eleições nacionais.

No momento, está se iniciando cursos para os militantes do novo partido, havendo possibilidade da formação de algumas coligações, como com um partido que iniciou há alguns anos suas atividades na região de Osaka, mais ao sul do Japão. Ainda que nem todos os detalhes estejam claros, tudo indica que se procurará tornar nacional a vitória obtida regionalmente, na capital japonesa.

image

Yuriko Koike, governadora de Tóquio, depois de sua vitória nas últimas eleições. A marca sinaliza os candidatos que se elegeram

O parlamentar Masaru Wakase também foi do PLD – o principal da situação, mas atualmente está atuando de forma independente, contando com o respaldo da governadora Yuriko Koike, que por ter trabalhado na televisão conta com alta capacidade de se comunicar com o grande público, destacando-se como uma líder política. Ela já ocupou posições de importância no PLD com longa militância na política nacional. Como responsável pela próxima Olimpíada de 2020 também está sempre no noticiário.

Por ora estão realizando cursos e algumas manifestações públicas e se elas receberem o respaldo da população acabará criando condições para disputar o poder. As duas outras políticas japonesas que estavam se destacando, na situação como na oposição, por motivos diversos acabaram sofrendo reveses, deixando a governadora com grande destaque no cenário nacional.

Treinada no exterior, onde seu pai atuou no setor petrolífero, ela conta com experiência de contatos com autoridades estrangeiras, tendo já exercido a função de ministra da Defesa do Japão. Também comandou o conselho que discute e recomenda a política estratégica do Japão, inclusive nas suas atividades internacionais.

Alguns ainda acham que é prematura se lançar para ocupar o cargo de primeira-ministra, mas até o momento tudo tem se comportado de forma a favorecê-la, mesmo que a antiguidade seja relevante na cultura japonesa. No entanto, tudo está mudando, inclusive no Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: