Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Festivais no Japão

28 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo de Yosuke Takashima publicado no The Asahi Shimbun informa sobre o desfile feito no Harujuku Omotesando Genki Festival Super Yosakoi 2017, onde mais de seis mil participantes se apresentaram.

Seis mil dançarinos desfilaram pelo Omotesando, a principal avenida de modas de luxo de Tóquio. Foto do The Asahi Shimbun

Muitos que pouco conhecem o Japão acham que os festivais com desfiles nas ruas naquele país, como no Carnaval brasileiro, são coisas recentes de algumas décadas, quando os chamados matsuris de variadas origens existem há muitos séculos. Alguns são para comemorações, como das colheitas, mas outros são de origens religiosas. A longa tradição histórica e cultural faz com que cada localidade os realizem há muito tempo, mantendo as características marcantes de cada localidade.

O chamado Yosakoi teve origem onde nasceu minha mãe, na Província de Kochi, que enviou um grupo para desfilar em Omotesando neste ano. O mesmo aconteceu com o exterior, como Vietnã e a Indonésia, num total de 106 equipes, neste ano para homenagear o Santuário Meiji Jinju, que fica próximo de Omotesando.

clip_image004

Outra foto do desfile em Omotesando

Uma das equipes, o Gakusei Yosakoi Team Odorinchu, composta de estudantes, realizou, segundo o artigo, uma apresentação deslumbrante, arrancando aplausos dos espectadores. Chamado Kogura (noite brilhante), seus trajes púrpuros e dourados evocavam a luz brilhante da lua numa noite escura. Os estudantes eram provenientes de 50 universidades da região de Kanto, que inclui Tóquio, provocando um forte congraçamento entre eles. O tema do grupo era Kibo ni Deau Basho, ou seja, o lugar para encontrar a esperança.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: